Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nas Rodas do Choro

O processo de aprendizado deste gênero tipicamente brasileiro

DOC Brasil

No AR em 09/05/2015 - 21:59

Nas Rodas do ChoroO documentário Nas Rodas do Choro passeia pelo universo do choro tendo como interesse principal o processo de aprendizado deste gênero tipicamente brasileiro.

O choro não seria o que é sem as informais rodas, responsáveis pela permanência do gênero e o surgimento de novos protagonistas. Partindo dessa premissa, o filme visita a cena carioca para mostrar que o gênero que consagrou Pixinguinha se mantém vivo e fresco.

É com os músicos sentados em círculo, em bares, praças ou mesmo no quintal, que o choro acontece. O documentário se constrói por meio de depoimentos e trechos de apresentações, praticamente sem recorrer a material de arquivo. O passado, que traz ar nostálgico, é resgatado por histórias contadas pelos entrevistados.

Dentre os veteranos, estão lá Carlinhos Leite e César Faria, que foram integrantes do lendário conjunto "Época de Ouro", conjunto criado por Jacob do Bandolim na década de 1960.

Nomes como Joel Nascimento, Déo Rian, Bozó 7 Cordas e Odette Ernest Dias também marcam presença. Uma das rodas sagradas da década de 1970, que acontecia no bar Sovaco de Cobra, é rememorada por Luciana Rabello. Foi lá que ela e o irmão Raphael Rabello descobriram essa música.

Defendendo que o choro é uma expressão artística coletiva, informal e livre, o filme de Milena Sá ilumina, de forma leve e envolvente, essa tão espontânea sonoridade brasileira. 50 min.




Ano: 2009. Gênero: documentário musical. Direção: Milena Sá.

Classificação Indicativa: Livre
 

Criado em 18/12/2013 - 13:24 e atualizado em 08/05/2015 - 13:06

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí