Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

As Cores da Caatinga

Documentário busca desmistificar imagem formada sobre o semi-árido

DOC TV

No AR em 06/09/2014 - 05:15

Os estereótipos usados para retratar o semi-árido nordestino incomodavam a jornalista Isana Pontes. “A ideia é desmistificar essa visão da caatinga de miséria e sofrimento”, conta. A solução foi filmar As Cores da Caatinga, documentário sobre alternativas sustentáveis de desenvolvimento econômico.

Isana Pontes foi à reserva ambiental Raso da Catarina, próxima ao local em que ocorreu a Guerra de Canudos e que também teria escondido o bando de Lampião. No mesmo local de outras histórias de luta do povo nordestino contra a miséria, a jornalista filmou pequenos empreendimentos sustentáveis, como a criação de bode, o extrativismo, plantação de frutas da caatinga e a produção de doces.

O nome da reserva vem da história de uma antiga moradora e líder comunitária, que teria saído de casa no tempo da seca para procurar água e se perdeu. Por não conseguir voltar, a velha senhora enlouqueceu. Reprise. 52 min.

 




Ano: 2007. Gênero: documentário. Direção: Isana Pontes. Coprodução: Isana Pontes, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, TVE Bahia, Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec)
 

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 04/12/2012 - 13:39 e atualizado em 28/08/2014 - 16:59

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí