Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O poder da mente

A crença de que nosso pensamento poderia modificar tanto nosso corpo

Entre o Céu e a Terra

No AR em 29/01/2017 - 15:00

Lama Padma SamtenPara algumas pessoas é impossível conciliar a religião com a ciência, entretanto, em determinados campos do conhecimento é possível, sim, assimilar os conceitos de uma na outra. Acredita-se que a física quântica, por exemplo, seja uma maneira conciliar crenças muito antigas de religiões esotéricas e orientais com o que há de mais avançado no campo da ciência. No ideário quântico, a imprecisão domina todos os movimentos e torna o indeterminismo e a subjetividade os principais operantes do mundo. Ou seja, a matéria não seria mais a senhora do universo.

Mais teria a palavra, ou pensamento, o poder de intervir no corpo físico? Freud já nos dizia do poder da transferência na relação paciente e médico. Ou seja, quanto mais o paciente acredita em seu médico, maiores as chances de cura. Assim o efeito placebo e a cura pela conversa (psicanálise) guardariam semelhanças com a primitiva relação entre o xamã, aquele que tem o dom da cura, e o doente de sua tribo. Até mesmo a fé acredita-se que ajuda na cura das doenças. Nas orações, quando invocamos a nossa espiritualidade, pedimos pelo bem de uma pessoa que, mesmo muito distante, pode ser curada a partir do nosso pedido. Existe uma energia positiva que a nossa espiritualidade emana nesses momentos. Também é nessa temática, das curas, que navegará este episódio.
 




Produção: Realejo Filmes
Direção: Thomas Miguez
Roteiro: Daniele Ricieri e Michelle Ferreira
Elenco: Clayton Mariano, Iná De Carvalho, Maria Gal e Carla Masumoto
 

Criado em 19/01/2017 - 11:49 e atualizado em 26/01/2017 - 12:19

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí