Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tempo

Episódio se debruça a entender como diversas crenças e culturas

Entre o Céu e a Terra

No AR em 26/03/2017 - 16:00

A complexa relação dos homens e mulher com o tempo é tema deste episódio. Às vezes temos muito, às vezes nos falta: o tempo é algo extremamente subjetivo. No entanto, insistimos em dividi-lo, em enxergamos repetições em seus ciclos e criamos calendários e rotinas. Como as religiões observam as passagens do tempo, quais são as atividades anuais de determinadas crenças, quanto tempo deve ser dedicado a Deus/aos Deuses são algumas das questões abordadas.

Assista à websérie deste episódio

Na mitologia grega havia os deuses Chronos e Kairos. Enquanto o primeiro era a medida linear de um período ou movimento, o segundo era representante de um tempo eterno e não linear. Já no candomblé temos o orixá Iroko, primeira árvore plantada e representante da dimensão do tempo, que também governa o espaço e determina o início e o fim de tudo.

Além de divindades que representam e são o tempo em si, as culturas também têm diferentes formas de enxergar e representar a passagem do tempo. Em culturas primitivas, como a maia, inca, grega, babilônica e mesmo em religiões contemporâneas, como o budismo,  jainismo e algumas visões esotéricas, o tempo é representado de maneira cíclica e mensurável, no qual o mundo nasce, morre e renasce. No entanto, para as religiões do livro, o tempo é linear. O tempo começa quando Deus cria o mundo e, um dia, terá um fim quando ele determinar esse momento.

O tempo também faz-se presente nos estudos laicos. Nos cálculos de física é uma grandeza absoluta e universal. Para a biologia, é visto em fenômenos cíclicos – no ciclo das estações do ano e a maneira como a natureza reage a ela – e em relógios biológicos que são inerentes aos seres. E também na filosofia, que aborda desde a realidade factual à impossibilidade de voltar ao tempo e na irreversibilidade de certos fatos.

Nesse episódio abordaremos os aspectos filosóficos do tempo, bem como a organização dos diversos tipos de calendários, apresentaremos as divindades que cuidam do tempo e investigaremos o que seria o eterno.

 

 

 

 

 

 

 

Produção: Realejo Filmes
Direção e Produção Executiva: Thomas Miguez
Roteiro: Daniele Ricieri e Priscila Gontijo
Elenco: Clayton Mariano e Annalara Prates

Criado em 22/03/2017 - 15:50 e atualizado em 27/03/2017 - 12:55

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí