Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A força econômica do cacau

E o secador de café que reduz os custos de produção do café arábica

ES Rural

No AR em 06/06/2014 - 10:00

Do cacau ao chocolate, a cadeia produtiva envolve diversos produtores rurais de base familiarO município de Linhares está entre os maiores produtores de cacau do país, e sedia até indústrias que processam o fruto plantado na região. E do cacau ao chocolate, tem uma cadeia bem grande, que envolve diversos produtores rurais de base familiar do estado. O cacau já foi considerado tão valioso, que foi usado até como moeda pelos índios da América Central. Ele inclusive virou sinônimo de dinheiro na linguagem popular e continua tendo uma enorme importância econômica.

E quando a gente fala em produto rural com importância econômica, a gente logo lembra do café. A Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, desenvolveu um secador de café mais barato, para reduzir os custos de produção do café arábica. E aqui no Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Incaper, está adaptando essa tecnologia para os produtores de base familiar que cultivam o café conilon. Os estudos estão sendo feitos na fazenda experimental do Incaper em Marilândia, na região noroeste capixaba, e o ES Rural foi até lá para conferir essa novidade.


O ES Rural conta uma história muito emocionante no quadro “Dois dedos de prosa”. Um senhor, já com alguma idade, enxada na mão, suor escorrendo no rosto e uma alegria de viver sem tamanho. Seu Manoel, de 75 anos, criou 11 filhos assim. São pessoas como o seu Manoel que fazem o rural capixaba cada vez mais forte.
No quadro “Que tal um cafezinho” fala sobre as técnicas para a produção de café de qualidade e o engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper, Fabiano Tristão, explica mais sobre esse assunto. E para finalizar, o ES Rural convida você para fazer um passeio de escuna cheio de belezas naturais em Aracruz, no litoral norte capixaba.
ES Rural. O programa da agropecuária capixaba.

 




 

Ficha técnica:

Direção geral e apresentação: Juliana Esteves

Criado em 13/01/2015 - 17:10 e atualizado em 13/01/2015 - 17:10

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí