Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A renovação de lavoura de café

Trabalho incentivou o crescimento da produtividade no ES

ES Rural

No AR em 09/01/2015 - 09:00

 

A produtividade do café conilon teve um incremento de 300%.O agronegócio do café é uma das atividades mais importantes do Estado. Presente em quase todos os municípios capixabas, é a atividade com maior poder de geração de empregos. Mas para que essa atividade continue com força é necessário renovar as lavouras. Em entrevista com o produtor rural, Rudilei Degasperi, do município da Serra, na região metropolitana da grande Vitória, mostramos como ele colocou em prática as pesquisas desenvolvidas pelo Incaper, e melhorou muito a produtividade do café conilon no Estado.

Continuando a falar sobre a importância da renovação das lavouras de café, em entrevista com o pesquisador do Incaper, Dr. Romário Ferão, ele explica que esse trabalho foi fundamental para o crescimento da produtividade de conilon no Espírito Santo. A média passou de 9 sacas por hectare para 35 sacas por hectare, um incremento de 300%.

E uma nova tecnologia está ajudando os produtores de café. Em vez de plantarem as mudas de café conilon em saquinhos de plástico pretos, cheios de terra, os cafeicultores estão preferindo utilizar tubetes plásticos com substrato à base de casca de pinus ou casca de coco. Essa tecnologia está sendo pesquisada pelo Incaper.

Uma alternativa simples e sustentável para a secagem do café, garante melhor qualidade ao produto, estamos falando das estufas. Além de reduzir o esforço físico das famílias produtoras, aumenta a renda dos agricultores. Fomos até uma propriedade no município de Vila Valério que utiliza a estufa para melhorar a qualidade do café produzido.

No “Fogão a Lenha”, uma receita deliciosa de “abraço apertado”. Uma bebida gelada e bem refrescante à base de café. Combina bastante com o verão e quem ensina é a barista Camila Carnielli.

ES Rural. O programa da agropecuária capixaba.

 




Ficha técnica:

Direção geral e apresentação: Juliana Esteves

Criado em 15/01/2015 - 17:23 e atualizado em 15/01/2015 - 17:23

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí