Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O beneficiamento do pescado

Conheça ainda o Abacaxi Vitória

ES Rural

No AR em 03/10/2014 - 10:00

A piscicultura vem aumentando no Espírito SantoLimpar peixe não é uma tarefa fácil. Aliás, não era. No Espírito Santo, produtores rurais aprendem técnicas de beneficiamento do pescado, e produzem filé de tilápia, linguiça, almôndega e até quibe de peixe. A piscicultura vem aumentando no estado como alternativa para diversificar a produção, e com a capacitação, os produtores agregam valor ao peixe cultivado na propriedade. O exemplo que o ES Rural apresenta vem de Conceição do Castelo, na região de montanhas do Espírito Santo.

Os cursos de beneficiamento de pescado são realizados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). E para criar peixe na propriedade, é preciso uma represa ou uma barragem bem construída. O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) mudou as regras para licenciamento de barragens no estado. Daniel Abreu, diretor-presidente do Idaf, fala ao ES Rural sobre este tema.

Muita gente diz por aí que abacaxi é sinônimo de problema. Mas o Incaper e a Embrapa desenvolveram uma variedade que é sinônimo de solução para os agricultores. O Abacaxi Vitória é resistente à fusariose, uma doença que compromete a produção do fruto. No quadro “Dois dedos de prosa”, galhos e raízes que a própria natureza descarta se transformam em obras de arte nas mãos de Augusto Barraque.

 




Direção geral e apresentação: Juliana Esteves

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/09/2014 - 17:40 e atualizado em 26/09/2014 - 17:41

Últimas

O que vem por aí