Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Maracatu Nação

Especial apresenta os diferentes tipos de Maracatu em Pernambuco e

Especiais TV Brasil

No AR em 01/03/2017 - 01:30

Durante o Carnaval 2017, a TV Brasil exibe uma programação mostrando como é comemorada a festa em vários locais do país. É o especial Carnavais do Brasil.

Abundante na capital pernambucana e em sua região metropolitana, o Maracatu Nação é conhecido também como Maracatu de Baque Virado. A denominação foi dada pelo maestro Guerra-Peixe, para diferenciá-lo de outro grupamento muito diferente, mas popular na zona da mata pernambucana: o Maracatu de Orquestra, categorizado pelo maestro como Maracatu de Baque Solto ou Maracatu Rural.

A palavra “baque” significa batida, pancada, toque, padrões rítmicos que batuqueiros executam. Vários mestres atuais afirmam que a palavra “virado” diz respeito ao ritmo tocado pelos maracatus e que “virar o baque” é dobrar as batidas de vários instrumentos, tocando-os simultaneamente.

Este especial conta com comentários dos batuqueiros Climério de Oliveira e Tarcísio Resende, que apontam as características de cada vertente de Maracatu.

Sábado, 25 de fevereiro, às 15h30.
Terça-feira, 28 de fevereiro, às 13h30 e às 22h30.

 




Direção: Carlos Damião
Produção: Carlos Colla Jr.

 

Criado em 09/02/2015 - 21:07 e atualizado em 21/02/2017 - 18:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí