O show da Orquestra Afrosinfônica com a participação especial de Maria Bethânia foi gravado na sala principal do Teatro Castro Alves, em Salvador.
Dona de uma das vozes mais consagradas no país, a cantora e compositora baiana Maria Bethânia está completando 50 anos de carreira e trouxe para o show interpretações com arranjos afro-brasileiros. O repertório da apresentação inclui canções como "Salve as Folhas", de Gerônimo, "Oração a Mãe Menininha", de Dorival Caymmi, "O Quereres" e "Oração ao Tempo" do irmão Caetano Veloso.
O encontro reuniu no palco a Orquestra Afrosinfônica e Maria Bethânia teve como principal objetivo sensibilizar a sociedade para as diversas facetas de violações de direitos que mulheres de todo o país enfrentam.
O maestro e fundador da orquestra, Ubiratan Marques, preparou um repertório especial para o show, mesclando as músicas presentes no primeiro CD, intitulado "Branco", lançado em 2014, com canções especialmente escolhidas por Maria Bethânia.
O espetáculo fez parte da 3ª edição do Música & Direitos Humanos, da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE) que há 42 anos atua na Defesa de Direitos no Brasil. Em 2015, a mulher foi a protagonista do projeto destacando a não-violência.
Criada em 2009, a Orquestra Afrosinfônica conta com a presença de 25 integrantes e mistura o popular com o erudito para promover um retorno às origens da música ancestral africana, sem perder o viés clássico.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.