Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A FESTA DAS TORCIDAS

Em um jogo de futebol, existe coisa mais bonita do que um estádio lotado? E há algo melhor no futebol do que a provocação sadia, sem brigas? E a diversão com as músicas inventadas na hora, pela criatividade do torcedor? Sem dúvida que as torcidas de Botafogo e Flamengo deram um show, sábado e domingo no Maracanã, e é isto o que se espera no jogos finais do Estadual do Rio.

No sábado, o grito de é chocolate era mais do que esperado, mas não deixou de ser engraçado. Assim como o provocativo segunda divisão, que aliás já foi utilizado contra os próprios alvinegros. Mas não podemos deixar de registrar a quantidade de vascaínos no Maracanã, numa proporção de quase quatro para cada alvinegro. Uma das facções, à esquerda das cabines de rádio, utilizou um luminoso azul, como se fossem lanternas, que deu um brilho especial às arquibancadas naquele lado.

No domingo o estádio estava mais colorido. Só não gosto daquele pó-de-arroz, que apesar de bonito causa irritação nos olhos e narizes e ainda provoca acidentes, pois deixa o piso escorregadio. Mas faz parte do espetáculo. Os tricolores inovaram com a utilização de placas, que juntas formaram um bandeirão nas arquibancadas. Do lado rubro-negro, muitas bandeiras e uma coreografia sem igual, um mar de braços para o alto, fazendo o estádio tremer.

O canto homenageando o técnico tricolor foi criativo. Parreira, teu time é de terceira pode ter sido exagerado para o elenco do Fluminense, mas o torcedor sempre coloca a paixão acima da razão. E a faixa no final, respondendo à provocação do presidente Horcades também caiu bem, mas não custa lembrar que ela só foi colocada no fim do jogo, guardada com o respeito necessário por quem sabe que tem um adversário forte pela frente.

Domingo o Botafogo poderá ser campeão estadual direto se vencer o Flamengo. Em um único campeonato terá sido tricampeão: da Taça Guanabara, da Taça Rio e do Estadual. Quer provocação melhor do que esta? Já o Flamengo poderá cantar o já famoso vice de novo e, pela quinta vez em sua história, o de tricampeão. Na manga das duas torcidas, o duelo particular com o técnico Cuca, já devidamente provocado pelos alvinegros no primeiro turno. Ou você acredita que aquele vice é o Cuca foi esquecido?

Que as torcidas se comportem é o que se deseja. Mas que não deixem de lado a irreverência e a alegria, pois sem elas, e sem a provocação sadia e bem-humorada, o futebol perde toda a graça.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 13/04/2009 - 11:05 e atualizado em 13/04/2009 - 11:05

Últimas

O que vem por aí