Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

As cores do Mundial

A camisa amarela da Seleção Brasileira é a mais famosa entre todas as que disputam a Copa do Mundo. A Seleção Canarinho, cinco vezes campeã, impõe respeito logo que entra em campo. Até 1950 jogávamos de branco e, estranhamente, só quando "amarelamos" é que os títulos começaram a chegar.

Mas o amarelo é uma das cores que menos aparece nesta Copa da Alemanha só em nove equipes. As 32 seleções têm bandeiras com 14 diferentes combinações, sendo que a azul/vermelho/branco é a mais presente, com 10 equipes: França, Costa Rica, Austrália, Paraguai, Sérvia e Montenegro, Holanda, Estados Unidos, Coréia do Sul, República Tcheca e Croácia. Ao todo, 20 seleções são tricolores Alemanha, Equador, Gana, Togo, Costa do Marfim, México, Irã, Itália, Trinidad & Tobago e Angola completam esse time.

Pesquisa feita por estudiosos britânicos, na Olimpíada de Atenas, indicou que, nas competições de lutas, os atletas que usavam vermelho venceram em 76% das oportunidades. De todas as seleções, a que usa camisa vermelha, como uniforme número 1, é a Espanha, que aliás nunca foi campeã do mundo. Mas 27 seleções desta Copa têm vermelho na bandeira, é a cor que mais aparece. O branco está em 23 equipes; o azul, em 15; amarelo e verde, em 9; e o preto, em apenas 3.

Se pensarmos nas camisas, Suécia, Austrália e Equador fazem companhia ao Brasil com o amarelo; o azul é marca registrada da Itália, da mesma forma que o branco representa os alemães e os ingleses. Essas duas cores, juntas, vestem a Argentina. E, claro, não podemos esquecer o laranja, da Holanda.

Como se vê, o Mundial é rico não só de raças como também de cores, nas bandeiras e nos uniformes. Bem que o nosso futebol podia ficar mais colorido nos próximos jogos.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/06/2006 - 11:55 e atualizado em 21/06/2006 - 11:55

Últimas

O que vem por aí