Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Feliz 2008

Nesta primeira coluna do ano, começo desejando a todos um feliz 2008. Se 2007 terminou bem, com a festa das torcidas nos estádios, que este ano se confirme a tendência à paz nas arquibancadas e que nossos jogadores retribuam com um futebol bem mais vistoso que o apresentado ano passado.

Está na hora de um jogador de linha ser eleito o melhor do Campeonato Brasileiro, por exemplo. Há dois anos um goleiro recebe o prêmio, o que eu acho inconcebível. E eu sou goleiro, toda quarta-feira, lá no Ginástico Clube Português! Tenho de reconhecer que não dá para defender a classe: se um goleiro é eleito dois anos seguidos como o melhor do Nacional é sinal de que nossos jogadores de linha tiveram um desempenho abaixo da média.

O ano começa com boas promessas. Teremos um Campeonato Carioca com 16 times o que não é bom e com dois deles mais interessados na Libertadores o que também não ajuda. Mas Flamengo e Fluminense entram 2008 com times bem melhores, ao menos no papel, do que os de 2007. E isso é bom demais. A torcida está impaciente, imagina como serão as equipes titulares, ainda sonha com mais reforços. Mas está na Bíblia: "não vos inquieteis com o dia de amanhã". Portanto, vamos dar tempo ao tempo e, principalmente, aos técnicos.

No papel, creio que o Flamengo contratou melhor. Joel Santana gosta de um time sólido na defesa. O placar de 1 a 0 já garante a vitória e foi assim que ele se tornou o maior campeão regional no Rio. O rubro-negro está muito bem servido do meio-campo para trás e esse pessoal, de marcação, fez muitos gols em 2007. O Fluminense está bem na defesa e exagerado no ataque: três jogadores com cacife para serem titulares, brigando por duas posições. E o meio-campo não é tão forte. O Renato gosta de jogar para frente e indicou os reforços. Por isso, merece o crédito de confiança.

Vasco e Botafogo não investiram tanto, mas podem ser beneficiados, ao menos no Estadual, pela atenção dividida de tricolores e rubro-negros. Posso estar muito errado, mas creio que o Beto, ele mesmo, vai aparecer bem no meio-campo vascaíno. A dupla alvinegra também deve se dedicar à Copa do Brasil, já que cinco grandes equipes estão de fora dessa disputa. Inter, Grêmio, Corinthians e Palmeiras serão os adversários mais fortes e o cruzamento das chaves será decisivo no destino dos cariocas.

Dia 19 a bola rola no Campeonato Carioca. A todos, torcedores, jogadores e comissões técnicas, boa sorte. Não custa lembrar, como diz o amigo Januário de Oliveira sobre o bom futebol, que "é disso que o povo gosta".




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/01/2008 - 11:15 e atualizado em 07/01/2008 - 11:15

Últimas

O que vem por aí