Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

HISTÓRIAS DO TRI

É mesmo incrível como as histórias de Cuca e Ney Franco se assemelham nos confrontos diretos entre eles. Além dos muitos empates acontecidos, quando eles estavam nos bancos de reservas, cada um venceu uma partida (ambos dirigindo o Flamengo), cada um tem um título pelo Flamengo e um vice-campeonato pelo Botafogo. A diferença está na conquista dos turnos: Ney Franco ganhou duas Taças Guanabara, uma por cada time, e Cuca tem três Taças Rio, duas pelo Botafogo e uma pelo Flamengo.

O jogo de domingo foi ainda muito igual ao da final de 2007. Nos dois, Cuca abriu 2a0 sobre Ney Franco e viu o empate acontecer. O empate em 2a2 (que aliás também aconteceu na primeira partida, nos dois anos) levou a final para os pênaltis e o resultado também foi igual: 4a2 para o Flamengo. Nos dois momentos, a estrela de Bruno brilhou e Juninho perdeu pênalti na decisão - e creio que, depois deste tricampeonato, o goleiro tem de ser alçado ao status de grande ídolo rubro-negro.

O quinto tricampeonato tem muitos significados, entre eles o de, pela primeira vez, desde a criação do Campeonato Estadual do Rio, em 1906, a hegemonia mudar de mãos. É bem verdade que, desde que os quatro grandes o disputam, em 1923, a vantagem já era rubro-negra. Mas agora o Flamengo supera seus adversários no atacado e no varejo, pois soma 31 títulos contra 30 do Fluminense. Esta reviravolta aconteceu nos últimos dez anos, quando o Flamengo somou seis títulos, um recorde no Rio. Há 13 anos o Flamengo não perde uma decisão estadual, se foram somados os títulos de 96 e 99.

O jogo, em si, poderia ter tido outro final. É claro que a ausência de Maicosuel foi decisiva, assim como pesou o desfalque de Reinaldo. O 2a0 no primeiro tempo deu a impressão de que a vitória seria ainda maior na etapa final, principalmente porque a primeira grande chance que teve o Botafogo desperdiçou, no pênalti defendido por Bruno. O que ninguém esperava aconteceu: quem se abateu foi o Flamengo e nem mesmo a maciça maioria de sua torcida resolveu. Só na hora dos pênaltis, que pareceu ter perturbado os alvinegros no momento da cobrança.

No final, mais uma vez, o Botafogo deixou escapar a conquista, com uma queda de rendimento nas horas decisivas. Já o Flamengo, que tropeçou feio em alguns momentos, como na semifinal da Taça GB, embalou na hora certa.

Para encerrar, parabéns ao Cuca. Tirou um peso das costas, sem dúvida. Agora, para ficar mais igual ao amigo Ney Franco, falta a Copa do Brasil. Boa sorte a ele!


Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 04/05/2009 - 15:09 e atualizado em 04/05/2009 - 15:09

Últimas

O que vem por aí