Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O brilho dos artilheiros

O fim de semana foi de extrema alegria para os torcedores de Flamengo e Vasco, graças aos gols de Vágner Love e Dodô. Os alvinegros Loco Abreu e Herrera pouco ou quase nada fizeram e Fred nem em campo entrou, para tristeza dos tricolores, que ao menos puderam comemorar a vitória. E como Adriano acertou o travessão duas vezes, Love e Dodô acabaram tomando conta da festa.

É bom ver o futebol do Rio dessa maneira. E já vai acontecendo um aquecimento para a fase final da Taça Guanabara, que é, efetivamente, o que importa nesse Campeonato Carioca, cuja fórmula de disputa não me agrada nem um pouco. Os muitos jogos que vemos ao longo dos dois turnos servem, na grande maioria das vezes, apenas para definir a posição dos dois primeiros colocados entre as duas equipes de maior torcida Flamengo e Fluminense no Grupo A e Vasco e Botafogo, no B. E o pior é que o nível dos demais times caiu muito este ano, não havendo mesmo um que possa ameaçar apesar de sabermos que "zebra" sempre existe.

O brilho de Dodô pode ser considerado maior por uma série de situações: marcou em um clássico (contra o Botafogo), contra seu ex-clube e num estádio onde já foi ídolo. Vágner Love enfrentou o Bangu, mas também havia coincidências, pois foi nesse bairro, da Zona Oeste do Rio, que ele deu os primeiros chutes numa bola.

Se os dois foram o destaque do último fim-de-semana, outros poderão sê-lo nas próximas rodadas, pois este ano, ao menos no aspecto ofensivo, o futebol carioca está fortalecido. Mas o que se espera é que eles sejam decisivos nos momentos principais do campeonato e não apenas nos confrontos contra os times de menor expressão. É isto que fará a diferença no final. Qualidade a grande maioria tem e vários já passaram por seleções nacionais. Sinceramente, nos últimos anos, não lembro de um campeonato com tantas estrelas que motivam o torcedor.

Não custa lembrar que os cariocas também estarão envolvidos, em breve, em outras competições Libertadores, no caso do Flamengo, e Copa do Brasil (Fluminense, Vasco e Botafogo). O bom resultado na Taça Guanabara será fundamental para que eles possam se dedicar com um pouco mais de atenção a esta competição paralela. Por isso, podemos projetar uma decisão de primeiro turno acirrada e serão os artilheiros que vão indicar o primeiro campeão da temporada.

E como se diz por aí, amigos amigos, negócios à parte. Coube a Júlio César, goleiro da Seleção, defender um pênalti batido por Ronaldinho Gaúcho, no Derby de Milão. Será que isso vai atrapalhar a volta do Gaúcho ao time de Dunga? Ronaldinho seria muito bem-vindo, inclusive pelo próprio Júlio. Mas daí a deixar a bola passar...




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/01/2010 - 15:06 e atualizado em 24/01/2010 - 15:06

Últimas

O que vem por aí