Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O FUTURO DAS TORCIDAS

Não é de hoje que institutos de pesquisas estudam as torcidas de futebol. Os números servem, na maioria das vezes, para os torcedores "tirarem onda" com os adversários utilizando um ou outro aspecto pesquisado. Mas hoje o futebol é uma indústria das mais rentáveis e, por conta disso, um levantamento como o feito pela agência Binder, com a assessoria do Ibope, e divulgado pelo jornal O Globo, merece atenção dos quatro clubes do Rio, pois pode, e deve, nortear futuras ações de marketing e de conquista de associados e torcedores.

Algumas respostas já eram sabidas, como a de que o Flamengo tem a maior torcida no Rio, com 58%. Vasco (17%), Fluminense (13%) e Botafogo (12%) vêm a seguir não custa lembrar que tricolores e alvinegros se revezam na terceira posição. Foi confirmado, também, que o Fluminense tem maioria na classe AB 46% de seus torcedores estão nesta faixa. Mas há novidades importantes.

Por exemplo: as mulheres, que já são maioria na população, são 51% entre os rubro-negros e 52% entre os tricolores. São dignas, portanto, de uma linha de produtos voltada para elas. Os vascaínos são maioria, com 54% e os homens também dominam na torcida do Botafogo, com 58%, a maior diferença entre os sexos, registrada na pesquisa.

Outra curiosidade: o maior percentual de classe DE está entre os botafoguenses, com 24%; entre os rubro-negros, o percentual é de 20%, bem abaixo da classe AB (27%), C1 (28%) e C2 (25%). O Flamengo é o clube que apresenta maior equilíbrio entre as quatro classes.

Mas o que deve ser observado, ainda com mais carinho, é a questão da idade das torcidas, pois é com este parâmetro que se pode avaliar o futuro de cada uma delas. Os mais de 3,5 mil torcedores entrevistados foram divididos em seis faixas etárias, de 12 a 64 anos. Exatos 50% da torcida do Flamengo têm até 34 anos e, claro, os outros 50% estão entre 35 e 64 anos. Mas 27% têm menos de 24 anos, o que garante longevidade à torcida.

Por outro lado, o Botafogo, por exemplo, tem 71% da torcida com mais de 35 anos, sendo 49% com mais de 45. Esse percentual só é inferior ao do Fluminense, que aparece com 52% dos torcedores com mais de 45 anos. São duas torcidas que precisam de renovação, para se manterem ao menos próximas dos duas maiores. O Vasco, como o Flamengo, está bem dividido, pois 48% têm até 34 anos e 52% a partir daí e até 64.

Não sou de marketing, mas é fácil perceber a tendência de cada torcida a partir da frieza dos números. Nos últimos 20 anos o Fluminense ganhou apenas três estaduais. Por outro lado, o Flamengo, em 11, ganhou sete. O que mostra, também, que o Campeonato Carioca tem o seu peso na escolha de nossas crianças.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/06/2009 - 14:57 e atualizado em 07/06/2009 - 14:57

Últimas

O que vem por aí