Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pontos corridos

E não é que voltou a discussão a respeito do sistema de disputas por pontos corridos? Com o Palmeiras a cinco pontos do São Paulo, segundo colocado, faltando 11 rodadas, para muitos o título já tem dono. E se não for este o caso, no máximo o Atlético Mineiro, que está a seis do Verdão, entraria na briga. Creio que para o próximo ano nada irá mudar, mas não se espantem se em breve o sistema de mata-mata voltar. E a história de que a TV Globo não concorda é balela.

O discurso de que o atual sistema valoriza a organização e dá o título a quem realmente merece já não cola. Cabeça de brasileiro não é igual à de europeu. E vou usar um argumento para contrariar o tal da "valorização": o campeão de uma Copa do Mundo, portanto, não é a melhor seleção. Ou seja: na principal competição da FIFA nem sempre ganha o melhor.

Vejam bem, estou me baseando no que dizem os defensores dos pontos corridos. Eu prefiro o mata-mata, a rivalidade à flor da pele, estádios lotados, grandes clássicos numa reta final de campeonato. Se fosse na situação atual, teríamos Vitória x Palmeiras, São Paulo x Grêmio, Atlético Mineiro x Flamengo e Goiás x Internacional. Dois ou três jogos em cada confronto.

Mas, no momento, isto é um sonho. E a realidade mostra que a tendência, mesmo, é a taça continuar lá por São Paulo. O Internacional, que poderia despontar como forte concorrente, tem tropeçado em momentos decisivos e não consegue encostar nos líderes. O Goiás, uma bela surpresa nas últimas rodadas, perdeu em casa para um dos últimos colocados na tabela, num jogo em que era franco favorito e que a vitória o manteria na vice-liderança. Acreditar numa chegada do Flamengo, a 12 pontos do Palmeiras, é esperar um pouco demais desse time, que em 12 jogos fora de casa perdeu seis e só venceu dois e não custa lembrar que vai enfrentar o Palmeiras em São Paulo.

Daí que se os mineiros do Atlético não mantiverem o bom desempenho, a graça vai acabar em breve, até porque não há sinais de que o Palmeiras vá parar no caminho. E o Brasileirão vai voltar o foco para a luta contra o rebaixamento, que, aliás, também está bem restrita, com quatro clubes fugindo das três vagas que restam Santo André e Botafogo, com 28 pontos, Náutico, com 26, e Sport, com 24. Que me desculpem os tricolores, mas com 21 pontos e apenas 4 vitórias, o destino está selado.

Não custa dizer que na Série B não está muito diferente, pois se a diferença de pontos do primeiro para o quarto colocado é de seis pontos o que deixa a luta pelo título em aberto -, o mais importante aqui é a classificação para a Série A. E nesse caso, Vasco, Guarani, Atlético-GO, Ceará e Figueirense são os candidatos. A dez jogos do fim, a emoção, aqui, também promete acabar mais cedo.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/10/2009 - 14:28 e atualizado em 05/10/2009 - 14:28

Últimas

O que vem por aí