Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

QUEM É DE PRIMEIRA?

Três rodadas, nas séries A e B, e entre os times do Rio apenas um apresenta 100% de aproveitamento. O Vasco dá motivos de sobra para sua torcida festejar a boa fase. E olha que nem estou falando da Copa do Brasil, onde apenas ele aparece entre os semifinalistas, representando a cidade.

O argumento de que os adversários da Segundona são mais fracos não se aplica. Há quanto tempo dizemos que a qualidade do Brasileirão cai ano a ano? Não se fala que o equilíbrio tem se dado por baixo? Então nada de desvalorizar a campanha cruzmaltina. Se o Vasco está tão acima dos demais, sinal de que deveria, mesmo, era estar na Primeira Divisão.

Por outro lado, como explicar a apatia do Fluminense? Vamos a algumas perguntas básicas: qual o seu salário? Durante a semana você treina para realizar suas tarefas ou é submetido a elas diariamente, sem direito a errar? Algum dia de sua semana você tem direito a folga, ou a trabalhar apenas meio expediente? Sua carga horária máxima é de quatro horas? Se você chegar desmotivado ao trabalho é certo que você não será demitido? Se você não cumprir suas metas, seu salário será pago da mesma forma, sem desconto?

Pois é. Mais uma vez vai surgir alguém com argumentos, do tipo que jogador de futebol não recebe em dia. Mas já vimos ou não um time ser campeão, mesmo com salários em atraso? Em cinco dias, o time do Fluminense voltou a decepcionar sua torcida, com eliminação na Copa do Brasil e derrota no Brasileirão, numa atitude que já dura alguns anos vide Libertadores, ano passado. Se estendermos a pesquisa, veremos que, em 20 anos, o tricolor ganhou apenas três estaduais 95, 2002 e 2005 -, o que lhe valeu, inclusive, a perda da hegemonia estadual para o Flamengo. Não dá para aceitar a passividade com que o time se deixou dominar pelo Santos.

Ser eliminado da Copa do Brasil não pode interferir na atitude de uma equipe que se diz grande em outro campeonato. E no calendário do nosso futebol, nem há tempo para isso. O Fluminense tinha tudo para recuperar seu torcedor, mas ao contrário disso se afastou ainda mais. Com quatro pontos em três jogos, faz campanha regular nesse início de Brasileirão, mas a perspectiva, sem dúvida, não é das melhores.

Como não é também para o Botafogo, que ainda não venceu em três rodadas. Perder para o Grêmio não é um desastre, mais ainda em Porto Alegre, mas não deixa de ser preocupante somar apenas dois pontos e já estar a sete do líder Internacional.

Por fim, o Flamengo. Que salvou a honra dos cariocas na Série A e, mais do que isso, voltou a ver seu ataque marcar. E logo duas vezes, com Josiel. Um exemplo, aos tricolores, do que deve ser feito para ter a torcida sempre ao lado.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/05/2009 - 15:03 e atualizado em 24/05/2009 - 15:03

Últimas

O que vem por aí