Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reta final

Faltam 10 jogos para o término do Campeonato Brasileiro. E começamos a ver, finalmente, o que cada equipe pode almejar nesta reta final. Há menos de um mês, quando havíamos completado a 24ª rodada, a diferença de pontos entre o Vasco, então quinto colocado e classificado para a Libertadores, e o Goiás, 17º e naquele momento rebaixado, era de sete pontos. Mas agora, quatro rodadas depois, a história é bem diferente. A diferença dobrou e passou para 14 pontos.

O que mudou? São Paulo, Internacional e Grêmio continuaram embalados. O Santos se definiu e também entrou na briga pelo título, e o Paraná confirmou a ascensão. Os demais caíram na mesmice, na irregularidade. No grupo dos rebaixados, o São Caetano aderiu a Fortaleza e Santa Cruz e dificilmente escapará da degola.

Portanto, temos 12 equipes emboladas, desde o Cruzeiro, com 41 pontos em sexto lugar, até o Corinthians, 17º, com 32. Repare que são nove pontos de diferença, algo considerável, se lembrarmos o que víamos quatro rodadas atrás.

Analisar os números é importante para pararmos de sonhar. Os clubes do Rio têm chances diminutas de conseguirem uma vaga para a Libertadores. O mais próximo disso é o Vasco, com seus 41 pontos, mas com três vitórias a menos que o Paraná, hoje com 46, e 12 gols a menos de saldo. Vamos reconhecer que é difícil. É bem provável que fique com uma vaga na Sul-Americana, algo com que o Botafogo também pode sonhar. O alvinegro está em 11º, com 37 pontos, e pesa contra ele o pequeno número de vitórias. Mas não é sonho distante.

O Fluminense é o mais ameaçado. Está a dois pontos da zona de rebaixamento, tem apenas 9 vitórias e um saldo negativo de 8 gols. Despencou na tabela, ganhando apenas um ponto nos últimos quatro jogos o Botafogo ganhou 7, o Flamengo, 6; e o Vasco, 4. Não é à toa que é o último dos cariocas na classificação. Se considerarmos que fará os dois próximos jogos fora de casa, corre o sério risco de estar entre os prováveis rebaixados daqui a duas semanas. Vale ressaltar que, se o Fluminense está a apenas dois pontos do Flamengo - logo acima dele na tabela , também está do Corinthians o primeiro da zona do descenso.

O Flamengo, por fim, reforça a tese de que só tem de jogar para não cair. Precisa de dez pontos para isso, o que não parece difícil, pela campanha (irregular) que realiza até o momento. Se não se descuidar, já pode começar a pensar na temporada 2007.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/10/2006 - 14:24 e atualizado em 09/10/2006 - 14:24

Últimas

O que vem por aí