Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

RODADA DE DECISÃO

Faltam 14 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. E tanto na parte de cima, quanto na de baixo, a briga promete ser das mais ferrenhas, desde a implantação do sistema de pontos corridos. O Grêmio, no alto, e o Ipatinga, em baixo, já são apontados por alguns como campeão e rebaixado, respectivamente, mas pelo que tem sido visto nas últimas rodadas essa história pode mudar rapidamente.

A briga pelo título e pelas vagas na Libertadores ficará ainda mais acirrada no próximo fim de semana quando os clubes terão confrontos diretos com seus adversários mais próximos. Cruzeiro x Palmeiras, Vitória x Coritiba e São Paulo x Flamengo são jogos-chave para os seis envolvidos. O Botafogo, contra o Inter, e o Grêmio, contra o Goiás, como jogam em casa, podem se beneficiar da rodada e ratificarem suas posições no G-4. Mas não dá para bobear e perder pontos nesta reta longa e final. O alvinegro carioca deixou escapar duas vitórias recentemente, que eram quase certas e lhe dariam mais quatro pontos na tabela. É bem verdade que todos já passaram por este problema, à exceção do Grêmio, o que, de certa forma, explica a vantagem do time gaúcho na classificação.

Para os cariocas, a dúvida reside em como vai se portar o Flamengo. Com tantos reforços e opções, o time pode, sim, embalar como no ano passado,com a vantagem de ter mais qualidade. A questão é a vantagem gremista, pois Palmeiras, Cruzeiro e Botafogo podem ser alcançados no confronto direto que haverá. Conquistar todos os pontos "fáceis" é obrigação, pois o rubro-negro, agora, está na dependência dos outros (no caso, do Grêmio) e, por isso, tem de fazer o dever de casa e muito bem.

Lá embaixo, sete times lutam contra a queda. Dizem os matemáticos que são necessários 45 pontos, no mínimo, mas do jeito que a coisa anda eu creio que o 17º colocado, no final do campeonato, terá ainda menos. Desses sete, o Santos e o Náutico são os que apresentam alguma recuperação. Mas o que dizer de Vasco e Fluminense, que nem somam pontos quando jogam em casa? Isso implica em queda na certa! O que ajuda estas equipes do Rio são Atlético Paranaense, Portuguesa e Ipatinga, que conseguem ser ainda piores. Nesse caso, restaria uma vaga a ser preenchida. Mas, da mesma forma que no alto da tabela, os times de baixo se encontram no fim-de-semana: Vasco x Náutico, Santos x Fluminense, e Atlético-PR x Portuguesa. O Ipatinga vai receber o Atlético Mineiro, num clássico regional.

Que rodada! Tropeçar pode significar o adeus ao título ou a maior proximidade do rebaixamento. Vencer fora de casa será a manutenção do sonho para quem alcançar este resultado. Empate não serve para ninguém e, por isso, arrisco dizer que teremos muitos gols no fim-de-semana.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 08/09/2008 - 13:20 e atualizado em 08/09/2008 - 13:20

Últimas

O que vem por aí