Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

UMA VELHA DISCUSSÃO

Não é de hoje que se discute se é melhor ganhar, mesmo jogando mal, ou apresentar um bom futebol, que deixe a torcida animada, mesmo que em determinado jogo o resultado não seja o esperado. Claro que o ideal é ganhar e jogar bem, mas é sabido, também, que isto nem sempre é possível. Este debate voltou à tona após a final do Campeonato Carioca, quando vários torcedores do Botafogo demonstravam satisfação porque o time não saiu de campo derrotado na decisão.

Eu confesso que não entendi essa postura. O argumento dos alvinegros foi de que, além de não contar com dois titulares, o time ainda saiu em desvantagem, perdeu um pênalti e tudo levava a crer que o Flamengo golearia. Como deu empate, comemorar era aceitável, "diante das circunstâncias", como disseram.

Sinceramente não consigo concordar. Se fosse um jogo normal, sem valer um campeonato, até compreenderia festejar o empate. Mas numa final? De que valeu o empate? Eu confesso que se o meu time vai para uma decisão podendo perder, e perde, mas leva a taça para casa, eu saio do estádio mais do que feliz. Afinal de contas, o objetivo de qualquer campeonato é ficar com o troféu e não ganhar a última partida. Ou jogar bonito, para voltarmos a falar da discussão apresentada lá no começo do texto.

Neste Campeonato Brasileiro não será sempre possível jogar bonito, mas é fundamental somar pontos desde a primeira rodada, pois todo jogo é decisivo, numa competição por pontos corridos. Já passou da época de se aceitar voltar para casa com derrota. Os times já deviam ter aprendido, há algum tempo, a lição do São Paulo: ganhar fora de casa é importante, mas contra adversários diretos na luta pelo título é fundamental.

A primeira rodada promoveu alguns confrontos bem interessantes, entre times que se encontram nessa situação de "favoritos". É cedo para imaginarmos o que vai acontecer com cada um ao final das 38 rodadas, mas o resultado de cada um, e mais ainda a forma com que jogou, deu para se ter uma leve idéia de como irão se comportar.

Já que começamos a coluna falando de velhas discussões, podemos encerrar prevendo outro velho assunto: a tal janela de transferência. Infelizmente sabemos que muitos times que começaram jogando no fim de semana não serão os mesmos no final do ano. Esta entrada e saída de jogadores, mais uma vez, poderá mudar a história do campeonato. Será que esta lição também já foi aprendida pelos clubes?

COPA DO BRASIL Que reta final! Sem demérito aos demais concorrentes, dois jogos vão polarizar a competição: Flamengo x Internacional e Fluminense x Corinthians. A menos que haja uma surpresa muito grande, o campeão deverá sair desses dois jogos.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 10/05/2009 - 15:06 e atualizado em 10/05/2009 - 15:06

Últimas

O que vem por aí