Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Unificaram a bagunça

O ano termina com festa para algumas torcidas do Brasil, mas acho que o sabor é bem amargo,não só para a grande maioria, como mais exatamente para o futebol brasileiro. Lamentável a decisão da CBF de unificar os títulos brasileiros, equiparando o Campeonato Brasileiro, criado nos moldes atuais em 1971, com a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, depois chamado de Taça de Prata. Uma pena, de verdade.

A Taça Brasil, sem dúvida, era o torneio mais importante que se disputava, ao menos entre os anos de 1959 e 1966. Ela ainda resistiu por dois anos, mas em 1967 e 1968 os clubes já estavam envolvidos em outra disputa mais interessante, no caso da Taça de Prata. No primeiro ano, aliás, o Palmeiras, que havia vencido a Taça Brasil, também conquistou a Taça de Prata, ou seja, agora é bicampeão brasileiro num ano só. Vamos falar sério?

Se havia a necessidade de se reconhecer os antigos campeões, como campeões brasileiros, se era fundamental dar a Pelé um título desse porte como se isso fizesse tanta diferença no currículo do Rei do Futebol, que nunca conquistou uma Copa América pela Seleção -, que se fizesse isso apenas com os títulos da Taça de Prata, disputada de 1967 a 1970, com Palmeiras (duas vezes), Santos e Fluminense levantando os títulos. Bem mais aceitável e bem menos traumático para a história do nosso futebol.

Agora o futebol brasileiro tem campeões nacionais que conquistaram esse título disputando apenas quatro jogos. Tem gente que foi campeã chegando à final depois de eliminar o adversário no WO. Houve jogo, em fase semifinal, decidido no cara e coroa. Era assim que o campeonato mais importante daquela época era decidido. Pergunto de novo: vamos falar sério?

Por que não reconhecer, então, a Copa do Brasil? É igual à taça, dos anos 60. Se é para bagunçar, que façamos em alto nível. Como fizeram com o campeonato de 1987, não reconhecido no bolo, por questões jurídicas e bem explicadas, mas curiosamente bem explicado no parecer jurídico distribuído à imprensa, onde relata que o regulamento foi mudado durante a competição e que Guarani e Sport dividiram o título, em comum acordo, por não terem conseguido definir, no campo, quem foi o campeão do Módulo Amarelo.

Agora o mal está feito e, apesar de tudo, parabéns às torcidas que ganharam, no tapetão, um novo título brasileiro.

Feliz 2011 a todos, Boas Festas.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/12/2010 - 13:56 e atualizado em 23/12/2010 - 13:56

Últimas

O que vem por aí