Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Não escrevemos para adormecer os da casa-grande, pelo contrário", diz Conceição Evaristo sobre escritoras negras

Escritora discorre sobre produção literária das mulheres negras

Mulher, negra e de origem pobre, é desse lugar que a escritora, poetisa, romancista e contista Conceição Evaristo fala e escreve seus livros. Assim, a ancestralidade e a crítica social permeiam todo seu trabalho no que denomina de "escrevivência", uma escrita que nasce de suas vivências, na qual ela narra o que vive e vive para narrar.

Conceição Evaristo lê trecho do romance "Becos da Memória"

"Essa escrevivência toma como mote de criação justamente a vivência - ou a do ponto de vista pessoal ou a do ponto de vista coletivo", explica Conceição. É com orgulho que ela integra a geração de escritoras que visa buscar e imprimir a identidade da mulher negra em suas obras. Em entrevista ao Estação Plural, a mineira radicada no Rio fala sobre a produção literária das escritoras negras.

Escritora Conceição Evaristo no Estação Plural
Escritora Conceição Evaristo no Estação Plural - Divulgação/TV Brasil

"Quando estou escrevendo e quando outras mulheres negras estão escrevendo, me vem à memória a função que as mulheres africanas - dentro das casas-grandes, escravizadas - tinham de contar histórias para adormecer a casa-grande. Eram histórias para adormecer. Nossos textos tentam borrar essa imagem. Nós não escrevemos para adormecer os da casa-grande, pelo contrário, é para acordá-los dos seus sonos injustos", reflete.

Confira a entrevista completa com a escritora Conceição Evaristo nesta sexta (9/6), excepcionalmente às 23h30, na TV Brasil.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 08/06/2017 - 11:05 Por Davi de Castro/TV Brasil

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí