Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A origem do termo "Dreeg Queen" com Silvero Pereira no Estação Plural

No último programa do ano de 2016, o Estação Plural apresenta a cena LGBT de teatro e a companhia nordestina BR Trans, na qual o ator e diretor Silvero Pereira pesquisa o universo das travestis e transformistas.

"O teatro talvez seja um lugar propício pra diversidade exatamente porque é um lugar permissivo, porque é exatamente um local de encontro com você mesmo em primeiro lugar, em primeira instância. Pra depois, se identificar enquanto individo numa sociedade e começar a interferir nela." reflete o ator.

A sigla "Drag" vem de um termo do teatro Shakespeariano e do teatro Elizabethano chamado "dress as a girl" que eram homens que faziam papéis de mulheres dentro do teatro, já que as próprias mulheres eram proibidas de se apresentar nos palcos.

Um exemplo desse fenômeno pode ser visto no filme “Shakespeare Apaixonado” , que mostra homens no palco vestidos como mulheres.

As drag queens de que falamos hoje começaram a surgir (especialmente nos EUA) nos anos 1950 e 60. No entanto, tiveram seu boom somente durante os anos 1980 e 90, coincidentemente, na época em que a cultura gay começou a se desenvolver. Na década de 1950 e 60 as Drags ainda eram muito subterrâneas e até criminalizadas. E foi através do filme australiano “Priscilla a Rainha do Deserto”, de 1994, que o estilo foi popularizado. Hoje temos grandes nomes na cena e até um reality show de sucesso que busca descobrir grandes estrelas drags. O programa chamado RuPaul Drag Race, que já está indo para sua sexta temporada e é apresentado por RuPaul  uma das maiores celebridades Drags que surgiu durante os anos 1990.

Saiba mais sobre o universo Trans no Estação Plural dia 26 de dezembro. Segunda-feira, às 22 horas, pela TV Brasil. Acompanhe o programa também pelas Rádios MEC e Nacional FM Brasília.

 




 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/12/2016 - 17:33 e atualizado em 22/12/2016 - 17:33

Últimas

O que vem por aí