Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estúdio Móvel recebe o diretor e criador do grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone

Hamilton Vaz Pereira relembra momentos históricos da trupe

Estúdio Móvel

No AR em 20/08/2015 - 05:00

Liliane Reis entrevista Hamilton Vaz Pereira, diretor da trupe Asdrúbal Trouxe o TromboneNo programa dessa quarta-feira, 04/02, Liliane Reis conversa com o diretor, autor, ator, compositor e diretor musical Hamilton Vaz Pereira. Ela recebe também o cantor parisiense Nicola Són, o papo gira em torno do seu segundo álbum NORD DESTIN. No quadro “Coletivo”, entrevista com médico e atror Vitor Pordeus sobre o incrível projeto Hotel Spa da Loucura.

Hamilton Vaz Pereira foi um dos diretores que agitou a cena teatral da década de 70 e 80. A sua trupe era composta por Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães, Evandro Mesquita, Patricya Travassos, Perfeito Fortuna, Nina de Pádua, entre outros. O seu grupo chamado de “Asdrúbal Trouxe o Trombone”, sucesso de público e crítica desde estreia. Juntos eles viajaram o Brasil apresentando uma nova forma de fazer teatro, mais irreverente, despojada e de criação coletiva. Durante a entrevista Hamilton Vaz Pereira revela como foi o início, o percusso de 10 anos e o fim do grupo que revolucionou os palcos brasileiros. No papo, ele relembra o momento da criação do Circo Voador no Arpoador – RJ,  sede do Asdrúbal e um dos atuais símbolos culturais do Rio de Janeiro. O Estúdio Móvel levanta a lona e traz a tona a efervescência cultural de uma geração que fez história!

Depois do mergulho no universo teatral, o Estúdio Móvel embarca na música do parisiense Nicola Són. Apesar de francês a sua música é rica de ritmos brasileiros. Nicola, que se define  melomaníaco, sempre gostou de ouvir melodias diferentes, seu primeiro contato com a música brasileira foi aos 16 anos, mais precisamente, através da voz de João Gilberto, com a canção de Tom Jobim, Lígia. Em 2006, desembarca no Rio de Janeiro para estudar a língua portuguesa e aprofundar seus conhecimentos sobre música brasileira. Nasce então, o PARIOCA (a síntese do parisiense com o carioca), primeiro álbum do cantor, lançado em 2010 na França e em 2011 no Brasil. Se no primeiro álbum os cariocas foram a inspiração para o cantor, no segundo álbum, o nordeste foi a região escolhida. NORD DESTIN, apresenta 13 composições e adaptações baseadas em uma grande variedade de ritmos como ciranda, maracatu, frevo, xote e coco, entre outros, executados com instrumentos como acordeom, berimbau e rabeca.

Quem completa o coletivo do Estúdio Móvel de hoje é o ator e médico Vitor Pordeus. Ele é fundador do sensível projeto que usa a arte em prol da saúde mental, o Hotel Spa da Loucura. O espaço democrático na convivência com médicos e artistas estimula, através da arte, o tratamento de pacientes com transtornos psiquiátricos. Para Vitor Pordeus o Hotel Spa da Loucura “é o lugar onde todo ser humano é ator e o mundo é um palco”, fazendo referência ao teatro Globe, construído por Shakespeare em Londres que tem em uma das paredes grafadas a frase: “Totus mundus facit histrionem” (Todo mundo é ator, traduzido do latim).




 

Apresentação: Liliane Reis
Direção: Alê Montoro
Produção Executiva: Carlos Colla, Leonardo Sousa, Luca Bastolla, Mirian Magami, Poliana Guimarães, Vida Oliveira, Felipe Careli
Produção: Kamyla Abreu e Joana Martins
Roteiro: Fernando Mozart, Délcio Teobaldo
Estagiária: Herval Peixoto e Jacqueline Lima
Edição: Isabelle Valente, Rodrigo Morais, Carolina Rodrigues, Marco Machado

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 04/02/2015 - 10:38 e atualizado em 20/02/2015 - 19:54

Últimas

O que vem por aí