A história do Cidade Neg
ra chega aos 27 anos atravessando mudanças, reformulações, altos e baixos. A banda surgiu na baixada fluminense em Belford Roxo, no primeiro momento com um outro vocal Ras Bernardo e em seguida com a formação mais famosa com Toni Garrido. Muitos hits fazem parte da trajetória da banda, tais como, “Falar a Verdade”, “Firmamento”, “Onde Você Mora” e “Girassol”, a banda já conta com 12 CDs, cada qual com a sua particularidade. O último, “Hei, Afro!”, marca a volta da banda ao seu som original com letras de protesto e Toni Garrido nos vocais.
Vamos conhecer também a cia Dá no Coro, são 18 pessoas que vem espalhando música da melhor qualidade Brasil afora. Há 18 anos em atividade, a cia apresenta um trabalho primoroso que une maracatu, jongo, samba, cirandas, baiões e bossas, além de obras de origem africana, usando técnica vocal e cênica. O Dá no Coro é uma cia multicultural que reúne cantores e instrumentistas em torno de um trabalho vibrante, eminentemente vocal e cênico. Negro Cor, seu primeiro CD, lançado em 2009, explora a temática da identidade negra e da cultura afro-brasileira. Em 2013, o grupo participou do festival "Choralies, Choralp" na França. Foi o único grupo brasileiro a representar a diversidade cultural do país com suas performances vocais, percussivas e cênicas.
E um papo com a jornalista e cineasta Eliza Capai. Desde 2001 ela atua como videomaker, repórter, câmera e editora - em reportagens e documentários relacionados a cultura, natureza e sociedade. Em 2010 ela viajou para África com um desafio, encontrar as raízes ocultas da cultura Brasileira. Passou 7 meses explorando o continente e contribuindo com matérias para canais da TV e séries para revistas. O resultado dessa viagem foi o longa “Tão longe é aqui”, onde Eliza cruza as fronteiras africanas e de formato de audiovisual, criando um longa que mistura ficção, jornalismo e documentário.
Apresentação: Liliane Reis
Produção Executiva: Carlos Colla, João Pedro Borsani, Leonardo Sousa, Luca Bastolla, Mirian Magami, Poliana Guimarães
Produção: Kamyla Abreu
Roteiro: Fernando Mozart, Délcio Teobaldo
Estagiária: Rafaela Monteiro
Edição: Isabelle Valente, Jeovan Barbosa, Carlos Damião, Rodrigo Morais, Carolina Rodrigues, Marco Machado
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.