Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A realidade da cultura brasileira

O poder transformador de uma única noite em seus cotidianos

Etnodoc

No AR em 11/08/2011 - 03:00

Baile do Carmo - EtnoDOC II

A partir desta quinta-feira (11), a TV Brasil reprisa os filmes selecionados para a segunda edição do EtnoDOC - que visa fomentar projetos voltados para a pesquisa, identificação, valorização e reconhecimento do patrimônio material e imaterial. Entre os títulos estão: Baile do Carmo, A Boca do Mundo, Quindim de Pessach, Dona Joventina, João da Mata Falado, Palavras sem Fronteira, Soldados de Borracha, No Rastro, Vento Leste, Kusiwarã, Lá do Leste, Curandeiros do Jarê, As Escravas da Mãe de Deus, Eu tenho a Palavra e Mbaraká - A palavra que age.


O documentário Baile do Carmo acompanha os preparativos para mais uma edição do popular festejo. Tido como a mais sólida manifestação da cultura negra no município de Araraquara, em São Paulo, o Baile do Carmo é um símbolo de resistência e celebra a identidade desse grupo étnico.


Através dos relatos de pessoas envolvidas com o evento, organizadores e participantes, a equipe de produção e filmagens resgata a importância que essa tradicional festa possui para as gerações passadas e atuais. O documentário enfoca os anseios e expectativas que crescem na vida desses personagens, conforme a realização do Baile se aproxima. Eles surgem sinceros e de corações abertos, expondo o poder transformador de uma única noite em seus cotidianos.


De Daniel Eiji Hanai. São Paulo. Direção: Shaynna Pidori. Duração: 26 min. Ano: 2010


Horário: 0h




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/08/2011 - 14:10 e atualizado em 11/08/2011 - 14:10

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí