Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dona Joventina

Documentário sobre a cultura do Maracatu em Recife

Etnodoc

No AR em 27/07/2018 - 00:15

O documentário apresenta as polêmicas "biografias" de Dona Joventina, boneca do maracatu Estrela Brilhante. A escultura de madeira escura ficou durante 30 anos (1965-1996) sob a posse da pesquisadora Katarina Real, antes de ser doada ao acervo do Museu do Homem do Nordeste, em Recife.

Hoje, existem duas nações de maracatu que se denominam Estrela Brilhante e que, de formas distintas, reivindicam a posse. Uma nação fica localizada no Alto José do Pinho, na cidade do Recife; e a outra, em Igarassu, antigo município dos arredores da capital.

Dona Joventina - Etnodoc IIO documentário mostra os sentimentos e os usos dos diferentes sujeitos envolvidos com dona Joventina em um projeto fruto de uma sólida parceria entre o cinema, a antropologia e a música.


Documentário. Autoria: Clarice Kubrusly, Rio de Janeiro. Direção: Clarisse Kubrusly e Milena Sá. Produção: Tribal Filmes e Sambaki.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 08/09/2011 - 17:15 e atualizado em 08/09/2011 - 17:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí