O documentário “O Canto da Lona” aborda o cotidiano do circo a partir dos depoimentos de artistas que vivenciaram a realidade da família circense em apreentações país afora. O filmeacompanha cinco antigos artistas do circo caipira paulista.
A produção revela diversas etapas da manifestação cultural, desde o momento em que se reúnem para a criação de uma pequena apresentação circense até o processo de ensaios e preparação, com suas dificuldades e conflitos.
Nesse percurso, o documentário resgata depoimentos e conversas dos integrantes. Eles rememoraram os processos de criação e produção nos circos paulistas vividos pelos participantes desde a década de 1930, especialmente no campo da criação musical.
Os artistas que participam do filme “O Canto da Lona” vivenciaram de modos diversos a história do circo no interior paulista em sua profunda relação com a cultura caipira. Cada um deles traz consigo um grande repertório cultural e artístico acumulado durante anos de vida e trabalho circense.
Embora, atualmente, alguns dos entrevistados estejam em residências fixas, são circenses de nascimento e têm a tradição familiar itinerante. Durante décadas os artistas viajaram pelo território nacional promovendo a alegria.
Dirigido por Thiago Mendonça, o documentário partilha da memória individual dos integrantes do grupo, privilegiando a dimensão subterrânea ou marginal da história do circo.
Ano: 2012. Gênero: documentário. Direção: Thiago Mendonça, com Sonia Gray, Hudi Rocha, Lerida Coutinho, Walter de Almeida, Camila Urbano. Bel Borges e Carlos Francisco.
Classificação Indicativa: Livre.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.