Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Soldados da borracha

Como a promessa de riqueza deu lugar à solidão

Etnodoc

No AR em 29/09/2011 - 03:00


Soldados da Borracha - Etnodoc II

Filmado em oito dias, nas cidades de Rio Branco, Plácido de Castro e Xapuri, no Acre, Soldados da Borracha é a atração de Etno DOC II, na quinta (29), à 0h. O documentário mostra a trajetória de quatro ex-seringueiros de diferentes origens. Todos moram no estado que reúne mais da metade dos aposentados dessa categoria e é também a terra natal do diretor Cesar Garcia Lima.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial os soldados da borracha lutam para ser reconhecidos em pé de igualdade com os condecorados pracinhas. Convocados a ajudar os Aliados com a extração de borracha na Amazônia, esses nordestinos ficaram esquecidos na floresta por décadas. A maior parte foi para o Acre e lá ficou.

É nesse cenário da luta ecológica de Chico Mendes que os sobreviventes dessa saga contam como a promessa de riqueza deu lugar à solidão e ao desamparo. Em meio a imagens da região nos anos 1940, nas cidades de Xapuri, Rio Branco e Plácido de Castro, eles mantêm a memória acesa e não sucumbem à infelicidade, mesmo que o outono de suas vidas tenha chegado. Reprise. 26 min.

Ano: 2010. Autoria e Direção: Cesar Garcia Lima, Rio de Janeiro

Horário: 0h




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/09/2011 - 17:14 e atualizado em 29/09/2011 - 17:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí