Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Expedições apresenta as belezas das grutas de Iraquara

Segundo programa do Expedições visita as grutas de IraquaraO Expedições vai sempre em busca de novas aventuras, por lugares especiais do Brasil. Neste episódio, nossa equipe viaja para um universo mágico e explora as grutas da região de Iraquara, ao norte da Chapada Diamantina, na Bahia. Nas águas azul turquesa da gruta da Pratinha, nossos expedicionários fazem mergulhos, percorrem a gruta em caiaques e fazem uma tirolesa de tirar o fôlego! Depois de passar pela gruta Azul, com seu poço profundo e cristalino, eles documentam os salões da Lapa Doce e chegam à gruta da Torrinha, para documentar raras formações calcáreas dessa caverna, como as flores de aragonita.

Explorar o subsolo de Iraquara é uma experiência fascinante! Nossa equipe documentou essa região que tem uma das maiores concentrações de cavernas da América do Sul.  Os destaque foram as imagens subaquáticas no rio subterrâneo de águas cristalinas da Gruta da Pratinha, surpreendendo a fauna do interior dessa caverna. Depois de entrar com caiaques nos salões da Pratinha, a equipe iniciou trekkings e cavalgadas até chegar à Gruta Azul. O mergulho está proibido nessa gruta, mas o fundo do poço se revela, sob as águas extremamente transparentes e azuis, devido ao calcário e ao magnésio das rochas.

Seguindo um pouco para o Norte, os expedicionários exploram a enorme Gruta da Lapa Doce, sua dolina e, por fim, a gruta da Torrinha, uma das mais completas cavernas do país, descoberta em 1850, pelo bisavô do atual proprietário, que hoje, é zelador da caverna. É na Torrinha que nossa equipe registra a riqueza e diversidade de formações calcáreas – os chamados espeleotemas. O objetivo final foi alcançado: depois de quatro longas horas, nossos expedicionários gravaram imagens das raras flores de aragonita.

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/04/2014 - 12:04 e atualizado em 29/04/2014 - 22:34

Últimas

O que vem por aí