Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Expedições festeja 20 anos com nova temporada

 

Pantanais, amazônias, chapadas, rios, cânions, pontos extremos do Brasil há vinte anos desfilam pelas lentes do Expedições. O programa faz aniversário e inicia nova temporada, nesta terça-feira (8/12), às 19 horas, na TV Brasil, com uma viagem à foz do Rio São Francisco.
 

“O programa vai além de uma série de documentários”, destaca a jornalista Paula que criou o pioneiro projeto na televisão brasileira, nos anos 1970, ao lado do marido, o biólogo Roberto Werneck. “Nessas duas décadas, registramos as mudanças que têm acontecido nas regiões e apoiamos comunidades, dando voz a populações de todos os cantos do país”.
 

O Expedições ganhou novo formato mas, de acordo com Paula, consolida o trabalho de jornalismo ambiental construído ao longo do tempo. “Os temas são inesgotáveis, quando se trata de um país de dimensões continentais. Mostrar nossa gente, a diversidade cultural e natural é a sua missão”, avalia, lembrando que o programa foi, recentemente homenageado, devido ao conjunto da obra, pelo Instituto Ambiental Chico Mendes.
 

O acervo do Expedições guarda ainda depoimentos de personalidades como Darcy Ribeiro, Oscar Niemeyer, Betinho, Orlando Villas Boas. Entre os momentos marcantes, a dança da Guerra dos Ikpengs, no médio Xingu, tribo que quase desapareceu. No litoral, a volta das baleias às suas antigas áreas de reprodução, o desaparecimento de lagoas e a luta de comunidades de pescadores para permanecerem em suas terras e praias.


"Foi um dos primeiros programas em rede nacional de TV a denunciar as ameaças ambientais e sociais no Brasil”, aponta Lucas Saldanha Werneck, filho caçula de Paula e que agora dirige a atração. “O novo formato é singular, unindo influências do jornalismo, do documentário e um pouco de reality, guiando o telespectador ao longo das descobertas de cada episódio”, explica o diretor. Ele ressalta, no entanto, que antigos pilares foram mantidos: responsabilidade com as informações e divulgar o Brasil aos brasileiros e ao mundo.
 

Para Lucas, dirigir o Expedições é um desafio diário frente às atuais questões. “Mais do que nunca, continuar denunciando as ameaças às riquezas e à vida são fundamentais". No capítulo de estreia da nova temporada, o Expedições vai ao Rio São Francisco e mostra os problemas gerados pela construção de barragens, alteração da vazão e o esgotamento dos recursos naturais do Velho Chico. Para as novas aventura, a equipe agora conta com a apresentadora de programas esportivos, Aline Dale, que se junta ao fotógrafo Rodrigo Serrado e ao cinegrafista Fabio Serfaty.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/12/2015 - 20:14 e atualizado em 18/02/2016 - 12:52

Últimas

O que vem por aí