Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Festival de Música Rádio MEC 2021 premia vencedores com especial neste sábado (25/9)

Concurso expande abrangência e bate recorde de inscritos

A maior edição do Festival de Música Rádio MEC revela os vencedores em uma cerimônia de premiação transmitida ao vivo neste sábado (25/9), às 20h, pela emissora e redes sociais. O evento que anuncia os 12 vencedores do concurso ganha janela na telinha da TV Brasil, no mesmo dia, mais tarde, às 22h30.

A solenidade acontece no Dia Nacional do Rádio e divulga os artistas ganhadores com a entrega virtual dos troféus de Melhor Música, Melhor Intérprete e Mais Votada pelo Público para cada uma das quatro categorias: Música Clássica, Música Instrumental, Música Infantil e Música Popular.

Apresentado pelo radialista Tiago Alves com a jornalista Bia Aparecida, o programa temático que divulga os concorrentes vitoriosos da décima terceira edição do festival conta, ainda, com homenagens a personalidades da música em números especiais de atrações convidadas.

Esses artistas fazem uma breve performance que reverencia o experiente produtor musical Tim Rescala. A festividade ainda presta tributo a compositores saudosos como Rosinha de ValençaZé Zuca e Zé Keti.

A iniciativa realizada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) teve recorde de inscritos neste ano, ampliou a abrangência para interessados de todo o país e alcançou a marca de 2.094 canções em disputa. Outra novidade do Festival de Música Rádio MEC 2021 foi a valorização do voto popular com aumento de um para quatro prêmios reconhecidos por meio da escolha feita pelo público.

Com muitos acessos para votação na fase decisiva, o concurso foi desenvolvido em formato totalmente on-line pelo segundo ano consecutivo. A grande final será transmitida diretamente do estúdio 2 da TV Brasil, no Rio de Janeiro, e segue todos os protocolos contra a covid-19.

As lives potencializaram o alcance on-line do concurso. Para o gerente da Rádio MEC, Thiago Regotto, o festival ganha relevância a cada ano. "A abertura de inscrições para concorrentes de todo o país atendeu a uma demanda que já existia. A novidade rendeu recorde de inscrições, mais que o dobro do ano passado, que já tinha sido a maior. Além disso, aumenta a diversidade com novos artistas, sons e sotaques", analisa.

Atrações musicais da final

A solenidade conta com performances gravadas antecipadamente. O evento inclui quatro apresentações musicais que valorizam personalidades da música brasileira. Uma delas é a formação de câmara montada pelo compositor, produtor musical e pianista Tim Rescala para celebrar os 60 anos do artista.

A cerimônia ainda presta tributo a astros que fizeram história na Rádio MEC e na cena musical do país. Uma das homenagens traz a execução de repertório da violonista e compositora Rosinha de Valença que faria 80 anos e produziu uma série na emissora.

O Coro do Laboratório Juvenil do Rio de Janeiro interpreta Zé Zuca, cantor e compositor de clássicos da música infantil, que teve passagem marcante pela Rádio Nacional e pela Rádio MEC. Ele completaria 70 anos. Já o cantor Vidal Assis solta a voz para resgatar clássicos de Zé Keti, ícone do samba no ano de seu centenário.

Recorde de inscrições

O Festival de Música Rádio MEC 2021 bateu recorde de inscrições: 2.094 músicas, um aumento de 104% se comparado à edição do passada, que teve a participação de 1.023 composições. A categoria com maior procura foi MPB, com 1.371 músicas, seguida por Música Instrumental, com 408, depois Música Infantil, com 167, e Música Clássica, que teve 148 inscrições.

Promovido anualmente, o concurso já faz parte do calendário cultural do país e busca revelar novos talentos e estimular a produção musical no Brasil, com foco na diversidade sonora e na identidade artística de cada região.

Festival de Música Rádio MEC valoriza a diversidade sonora e a identidade cultural de cada região. A organização destaca o aumento do número de obras participantes e o engajamento dos ouvintes no concurso.

A ideia é agregar a participação de cada vez mais interessados na música nacional, oferecer divulgação aos novos talentos da cena musical brasileira e incentivar a produção artística. "O festival tem essa missão de combinar gerações. Abre espaço e descobre nomes com potencial como princípio, mas também valoriza e reconhece personalidades como Tim Rescala, além de homenagear astros como Rosinha de Valença, Zé Zuca e Zé Keti", explica Thiago Regotto.

Os votos populares se somam aos da comissão julgadora formada por personalidades de notório saber em música, além de profissionais da EBC. Os critérios do júri observaram a qualidade artística musical, letra, partitura e interpretação assim como a originalidade da obra.

O concurso tem 47 canções finalistas. Metade delas corresponde às composições indicadas pela votação popular, pela internet, enquanto as outras 24 finalistas - seis de cada categoria - foram definidas pelo júri artístico.

As obras estão sendo transmitidas na programação da Rádio MEC e também foram disponibilizadas para o público na internet. Essa promoção das músicas visa divulgar gravações de músicas inéditas e abrir espaço na programação da emissora para cantores, compositores e instrumentistas.

Presença on-line ganhou repercussão com lives

Assim como em 2020, na atual edição do Festival de Música Rádio MEC as lives nas redes sociais dos veículos da EBC ajudaram a conferir mais visibilidade para as diversas etapas do concurso desde a inscrição até a final. As transmissões estão sendo feitas em tempo real na programação do canal público.

A repercussão on-line foi potencializada pela parceria com veículos públicos como a TV Brasil e Agência Brasil, além das emissoras afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). O festival ganhou interprogramas nas telinhas país afora.

Essa ação integrada incluiu também mais de uma centena de vídeos que circularam pela internet nas redes sociais de participantes de outras edições, jurados e candidatos do concurso que comentaram a importância do festival.

História e importância da emissora pública

A Rádio MEC integra o sistema público de Rádio gerido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A estação é sucessora da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que inaugurou a radiodifusão no Brasil em 1923, sob o comando de seu idealizador, o pioneiro Edgard Roquette-Pinto.

A emissora está no FM e em AM. A vertente de música clássica contemplada pela Rádio MEC desde a sua fundação ganhou espaço privilegiado nas ondas do rádio em uma nova estação com o lançamento da Rádio MEC FM em 10 de maio de 1983.

Essa expansão permitiu a segmentação maior dos conteúdos de educação, cultura, música, utilidade pública e informação nas duas rádios. Ambas valorizam o vasto conteúdo raro e exclusivo preservado no seu acervo histórico.

A programação em FM é especializada em música de concerto e jazz. Ainda leva ao ar grandes compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.

Já a grade em AM valoriza o caráter educativo e cultural da emissora pública. Leva ao ar a diversidade da música nacional. Também apresenta programas para crianças com produções infantis, além de atrações que oferecem conteúdos sobre ciência, literatura, cinema, dramaturgia e artes em geral.

Os ouvintes do Rio de Janeiro podem conferir a programação nas frequências em FM 99,3 MHz e AM 800 kHz. Já em Brasília, a Rádio MEC ocupa o dial em FM Brasília 87,1 MHz e AM 800 kHz. Os programas da Rádio ficam disponíveis na internet pelo aplicativo Rádios EBC, disponível para Android e iOS, ou também por meio do streaming no site http://radiomec.ebc.com.br.

Serviço

Cerimônia de Premiação do Festival de Música Rádio MEC 2021

Sábado, dia 25 de setembro de 2021, às 20h

Rádio MEC (FM 99,3 MHz RJ, FM 87,1 MHz Brasília e AM 800 kHz RJ e Brasília) e redes sociais

Aplicativo Rádios EBC, disponível para Android e iOS

Streaming no site da Rádio MEC: http://radiomec.ebc.com.br 

Sábado, dia 25 de setembro de 2021, às 22h30

TV Brasil e redes sociais

Streaming no site da TV Brasil: https://tvbrasil.ebc.com.br

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/09/2021 - 18:15 e atualizado em 23/09/2021 - 18:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí