Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Affonso Romano de Sant'Anna

Escritor tem vasta obra que passa pela poesia, crônica e ensaio

Impressões do Brasil

No AR em 27/06/2013 - 02:00

Obra do escritor Affonso Romano de Sant'Anna é tema do programaO Impressões do Brasil desta semana traça um panorama da obra do escritor mineiro Affonso Romano de Sant'Anna. Poeta, cronista, romancista e professor, ele tem mais 40 livros publicados e é elogiado tanto pelos críticos literários mais exigentes quanto pelo público.

Considerado um dos jornalistas que mais influenciava a opinião pública no país nos anos 1990, Affonso Romano de Sant'Anna vivenciou as principais mobilizações políticos e sociais do país nos últimos 50 anos. Nas décadas de 1950 e 1960, o escritor participou de movimentos de vanguarda poética. Como professor, lecionou em diversas universidades do Brasil e do exterior em países como Estados Unidos, Alemanha, França e Portugal.

O experiente intelectual analisou a poética do amigo Carlos Drummond de Andrade em sua tese de doutorado com o título “Drummond, um gauche no tempo”, publicada em 1972. Cronista conceituado, Affonso Romano de Sant'Anna escreve para diversos jornais brasileiros desde a década de 1980. O escritor fez parte da presidência da Fundação Biblioteca Nacional nos anos 1990.

Com uma vasta obra, que abrange poesia, crônica, ensaios e prosa, Affonso Romano de Sant'Anna recebeu diversos prêmios ao longo da carreira. As publicações do consagrado autor também são objeto de estudos acadêmicos no Brasil e no exterior.

Impressões do Brasil é uma série documental que aprofunda o conhecimento sobre cada escritor e que revela, por meio do depoimento do próprio e de terceiros, os principais aspectos das obras, o processo criativo, a formação intelectual, as influências literárias e as ideias gerais de cada um sobre o tempo e a sociedade em que vivem.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/06/2013 - 17:24 e atualizado em 26/06/2013 - 15:47

Últimas

O que vem por aí