Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cristovão Tezza, um escritor de diálogos rápidos e concisos

O estilo solidamente definido vem garantindo ao autor reconhecimento e

Impressões do Brasil

No AR em 25/07/2013 - 02:00

O catarinense Cristovão Tezza é o destaque deste Impressões do BrasilO Impressões do Brasil desta semana desembarca no Sul do país para apresentar o escritor Cristovão Tezza. Nascido em Lages, Santa Catarina, Cristovão vive em Curitiba, onde começou sua carreira literária.

Exímio criador de diálogos rápidos, concisos e cheios de expectativa, a trajetória de Cristovão Tezza como escritor de estilo solidamente definido vem sendo reconhecida e premiada. Eele começou como poeta e escreveu seu primeiro livro aos 13 anos. Na juventude fez teatro, trabalhou na Marinha Mercante, foi trabalhador ilegal na Europa e relojoeiro. 

A carreira de escritor de Cristovão iniciou em 1988, com a publicação de Trapo, livro que tornou seu nome conhecido nacionalmente. Nos dez anos seguintes, vieram os romances Aventuras provisórias, que mereceu o Prêmio Petrobrás de Literatura, Juliano Pavollini, A suavidade do vento, O fantasma da infância e Uma noite em Curitiba. Em 1998, outro romance, Breve espaço entre cor e sombra, foi agraciado com o Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional, como melhor romance do ano; e O fotógrafo, publicado em 2004, recebeu no ano seguinte o Prêmio da Academia Brasileira de Letras de melhor romance do ano e o Prêmio Bravo! de melhor obra.

Em 2007, Cristovão publicou O filho eterno, que lhe rendeu os prêmios Jabuti de melhor romance, Bravo! de melhor obra, Portugal-Telecom de Literatura em Língua Portuguesa (1° lugar) e Prêmio São Paulo de Literatura, melhor livro do ano. E em 2009, recebeu o prêmio Zaffari & Bourbon, da Jornada Literária de Passo Fundo, como o melhor livro dos últimos dois anos.

Esse mesmo romance foi considerado pelo jornal carioca O Globo uma das dez melhores obras de ficção da década, no Brasil. No ano seguinte, a tradução francesa do livro recebeu o prêmio Charles Brisset, concedido pela Associação Francesa de Psiquiatria.Em agosto de 2012, foi lançado O espírito da prosa - uma autobiografia literária, um ensaio não acadêmico sobre o romance, com momentos autobiográficos.

As duas últimas obras do autor são O espírito da prosa - uma autobiografia literária, um ensaio não acadêmico sobre o romance, com momentos autobiográficos, e a coletânea de crônicas Um operário em férias, com seleção e apresentação de Christian Schwartz, e ilustrações de Benett.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/07/2013 - 11:26 e atualizado em 16/07/2013 - 11:32

Últimas

O que vem por aí