Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Itália é o destino de mais um episódio da série Segredos da Vida de um Centenário (23/10)

País é um dos três da Europa que concentra maior quantidade de pessoas

A TV Brasil exibe sexta (23), às 20h40, o quinto episódio inédito do seriado documental Segredos da Vida de um Centenário. Desta vez, a produção viaja até a Itália para explicar a fórmula que pessoas longevas usam para ter uma vida saudável.

Herdeira do Império Romano, cuja história é gravada nos monumentos, a Itália é um dos centros mundiais de turismo, moda e vinhos. De acordo com as estatísticas, o país está entre os três europeus com a maior quantidade de supercentenários, isto é, pessoas que atingiram a idade de 110 anos. 

Nessa competição informal de longevidade, a Itália tem uma vantagem grande: a Sardenha. Localizada no lado oeste dos Apeninos, a Sardenha é frequentemente chamada de "ilha das pessoas longevas". 

Sobre a série
Com oito episódios de 44 minutos, a produção internacional viaja pelo mundo para revelar como muitas pessoas em diferentes regiões do planeta conseguem alcançar uma idade avançada e prolongar a vida de maneira saudável.

Costa Rica, Cuba, Grécia, Estado Unidos, Itália, Japão e Rússia são alguns dos países visitados no seriado. A atração apresentada pela emissora pública mostra que nas últimas décadas o número de centenários tem crescido cada vez mais. Só nos últimos trinta anos essa quantidade aumentou cerca de dez vezes.

Qual é a fórmula ideal para conseguir uma vida longa com saúde? A série Segredos da Vida de um Centenário reúne uma lista de "regras de vida" com base na experiência de diversas pessoas com mais de 100 anos de idade.

A humanidade não quer envelhecer. Para contribuir nesse objetivo, cientistas de várias partes do planeta estão pesquisando formas de prolongar a sonhada juventude. Pessoas com anomalias relacionadas ao avanço da idade tornam-se objeto da atenção dos gerontólogos, biólogos, fisiologistas e imunologistas.

A produção documental se debruça na realidade dos centenários que parecem ter encontrado uma maneira para garantir uma existência mais extensa e vigorosa. O programa mostra como eles enganam as leis do envelhecimento e ganham mais alguns anos de vida.

Alguns centenários desenvolvem condições favoráveis na rotina para viver mais e melhor. Esses representantes da terceira idade podem não conseguir ter o mesmo comportamento da juventude, mas esbanjam vitalidade e vontade de vivenciar experiências.

Eles ensinam que a maneira como você lida com a vida no cotidiano pode contribuir na longevidade. O ambiente em que vivem aliado à alimentação saudável se une a uma série de fatores biológicos que promovem operações bioquímicas no organismo humano.

Com seus exemplos de disposição na rotina em atividades simples como relaxamento, convívio com outras pessoas, leitura, conversa, dança e exercícios físicos leves, esses idosos encontraram a chave para a sua longa e profícua existência.

Essas pessoas se animam como atividades simples, mas prazerosas. Assim, no dia a dia, mesmo sem perceber, muitos delas criaram circunstâncias benéficas que ampliam seu bem-estar e propiciam uma sobrevivência sadia.

A série documental Segredos da Vida de um Centenário tem horário alternativo na programação da TV Brasil. A produção estrangeira sobre qualidade de vida na terceira idade também pode ser acompanhada aos sábados, às 15h, na programação da emissora pública.

Serviço
Segredos da Vida de um Centenário – sexta-feira, dia 23/10, às 20h40, na TV Brasil
Segredos da Vida de um Centenário – sábado, dia 24/10, às 15h, na TV Brasil

Gerência de Comunicação
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: imprensa@ebc.com.br

Criado em 21/10/2020 - 17:30 e atualizado em 21/10/2020 - 17:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí