Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A vida e a história de luta de Fela Kuti no Mama África

Nigeriano é considerado um dos maiores músicos do continente africano

Mama África

No AR em 09/08/2010 - 23:53

Mama África

O programa Mama África mostra a vida e a história de luta do nigeriano Fela Kuti, considerado um dos maiores músicos do continente africano. Filho de pastor e de mãe feminista, Fela Anikulapo Ransome Kuti nasceu em 1938, na cidade de Abeokuta. Além de músico, compositor e pioneiro da música afrobeat, se destacou como ativista político e de direitos humanos.

Nesta edição o próprio músico conta sua história em entrevista. Fela Kuti morreu em 1997, em consequência da AIDS. O líder espiritual era um instrumentista múltiplo, acreditava que a música era algo místico e isso fazia com que muitos o considerassem um profeta. Era na hora de compor suas músicas que ele usava toda sua sinceridade, a fim de informar ao mundo os problemas vividos pela nação nigeriana. Ao abrir sua casa de show Afro-Spot, Fela cantava suas músicas e falava a todos suas intenções políticas.

Homem de muitas mulheres casou-se diversas vezes chegando a ter em sua casa 15 esposas. Como era confiante em suas crenças, tinha em casa sua própria Iiyadi, que previa seu futuro e o aconselhava em suas decisões.

De família de classe média, mudou-se para Londres em 1958 com a intenção de estudar medicina. Mas acabou cursando música e criando sua primeira banda Koola Lobitos, que tocava uma mistura de ritmos, o Afrobeat.

Em 1963, Fela Kuti volta para a Nigéria, mas é somente em 1969 que, sob a influência do movimento negro africano Black Power, decide fazer suas músicas seguindo suas novas visões políticas. O nigeriano, que misturou jazz, funk e cantos tradicionais da África, chegou a criar seu próprio partido político, o MOP (Movimento do Povo). Foi perseguido pelo governo e queria ser Presidente da República de seu país.

Horário: Terças, à 0h30.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 10/08/2010 - 00:53 e atualizado em 10/08/2010 - 00:53

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí