Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MEC entrevista finalistas do Festival de Música 100 anos de Rádio

Conversas com autores vão ao ar no Antena MEC e Rádio Animada

Para prestigiar os finalistas do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil, a Rádio MEC veicula entrevistas com alguns dos compositores que concorrem ao grande prêmio. Conversas com autores das categorias 'Música Clássica' e 'Música Instrumental' vão ao ar no programa Antena MEC, e compositores da categoria 'Música Infantil' participam do Rádio Animada

As 15 obras finalistas integram a programação musical das rádios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) até o dia 6 de dezembro, quando acontece a divulgação dos vencedores durante a festa de premiação, no Rio de Janeiro. Os ouvintes e internautas também podem conferir as composições no site do festival

Apresentado por Sidney Ferreira, o Antena MEC traz um bate-papo ao vivo com Marcelo Louback (autor de "Sem perder tempo"), Raphael Almeida ("Baião Crioulo"), Pablo Lapidusas ("Ping-Pong"), Reinaldo Toledo ("II Rio Grande / II⁰ Movimento do Concerto para Viola Brasileira e Orquestra de Cordas"), Jorge Ribbas ("Echos 2022"), e Álvaro Carriello ("Introdução e Dança para Violino e Piano"). Durante as próximas entrevistas - que vão ao ar às 18h nos dias 18, 23, 25 e 30 de novembro, e 2 de dezembro -, cada compositor fala de sua formação, trajetória artística e aspectos das obras finalistas.

Já no dia 27 de novembro, o programa Rádio Animada leva ao ar, às 8h, conversas com os autores Juliani Carla Ribeiro ("Dia de Cão"), Bia Bedran (Tudo é Invenção), Rodrigo Vulcano e Juliano Leite ("Bola, bolinha, bolão"). A matéria especial tem apresentação de Adriana Ribeiro e aborda a formação, a carreira musical e trabalhos atuais dos compositores finalistas.

Final com show no palco

As obras habilitadas concorrem aos prêmios em um espetáculo especial na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, no dia 6 de dezembro. A apresentação reúne os artistas para celebrar a final do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil.

Os compositores laureados levam os respectivos troféus: Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Clássica, Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Instrumental, Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Infantil, Prêmio Rádio Nacional de Melhor Música Popular e Prêmio Rádio Nacional do Alto Solimões de Melhor Música Regional.

Talentos e critérios de seleção

A primeira edição do festival promovida em formato integrado pelas tradicionais emissoras públicas Rádio MEC e Rádio Nacional comemora o centenário da primeira transmissão de rádio no país. O objetivo é descobrir novos talentos musicais e estimular o lançamento de projetos inéditos.

A análise do júri para selecionar as obras considera critérios como a qualidade artística da obra (música, letra, partitura e interpretação), a originalidade e a qualidade da gravação. A Comissão Julgadora é formada por personalidades de notório saber ou em atividade na área musical e profissionais da EBC.

Os autores das produções inscritas no festival autorizam a execução na grade da Rádio MEC e Rádio Nacional, além de permitir a veiculação nas emissoras afiliadas que integram a Rede Pública de Rádios, bem como nos demais veículos da EBC, como a TV Brasil, e suas plataformas digitais.

Cronograma do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil

05/11 a 06/12 – Período de veiculação das músicas finalistas
06/12 – Divulgação dos vencedores
https://festival.ebc.com.br

Sobre a Rádio MEC

Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.

A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.

A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. Desde o início de julho, o público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo também é veiculado no app Rádios EBC.

Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.

Serviço

Antena MEC - Entrevistas com finalistas do Festival - dias 18, 23, 25 e 30 de novembro, e 2 de dezembro, às 18h, na Rádio MEC
Rádio Animada - Entrevistas com finalistas do Festival - dia 27 de novembro, às 8h, na Rádio MEC

Rádio MEC na internet e nas redes sociais

Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
Twitter: https://twitter.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537

Como sintonizar a Rádio MEC

Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/11/2022 - 10:30 e atualizado em 21/11/2022 - 10:30

Últimas

O que vem por aí