Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

55s4′ – A Virada

A história de um brasileiro campeão dos 100 metros rasos

Memória do Esporte Olímpico Brasileiro

No AR em 25/02/2016 - 22:00

O vitorioso Manoel dos SantosO Memória do Esporte Olímpico desta semana conta a história do nadador Manoel dos Santos Junior. É o próprio ex-atleta que relata no documentário a sua trajetória e o momento mais marcante da sua carreira, quando foi o campeão olímpico nos 100 metros, na modalidade nado livre, nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960.

Os 100 metros livres são como os 100 metros rasos no atletismo. É a grande prova da natação e o Brasil teve um atleta que foi recordista mundial nessa prova, o que não é pouca coisa. Principalmente levando-se em conta o fato de que, naquela época, o esporte ser profundamente amador no país.

Além de campeão olímpico, Manoel também foi o recordista mundial da prova, um ano depois, no Rio de Janeiro. O documentário narra a história de vida como atleta e campeão, e, fundamentalmente, o evento da prova em que perdeu segundos na "virada". Também mostra como a carreira do nadador ficou marcada pelo amadorismo, pelas grandes conquistas e pela dedicação do técnico, Minoro Hirano.

 

 

 

Direção e Roteiro: Ricardo Dias
Produção: Ramalho Filmes
Produtor: Francisco Ramalho Júnior
Direção de Fotografia: Lucio Rodato
 

 

 

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/01/2016 - 11:00 e atualizado em 25/02/2016 - 18:20

Últimas

O que vem por aí