Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

No Mundo da Bola homenageia os 85 anos do jornalista João Máximo

Veterano conta histórias da imprensa esportiva no bate-papo

Para celebrar a vida e o legado de João Máximo, experiente jornalista esportivo que comemora 85 anos nesta sexta (29), a TV Brasil resgata uma conversa do veterano com o apresentador Sergio du Bocage para um especial do programa No Mundo da Bola deste domingo (31), às 21h.

O papo descontraído foi gravado para a série de entrevistas "No Álbum da Bola", quadro da atração esportiva da emissora pública. Essa edição da mesa redonda conta, ainda, com os depoimentos dos jornalistas Márcio Guedes e Mário Silva sobre o colega de profissão.

A conversa exclusiva está repleta de boas histórias sobre os bastidores do futebol. Com mais de cinco décadas de profissão, João Máximo revela bastidores da imprensa esportiva no encontro com o também jornalista Sergio du Bocage.

O convidado ainda fala sobre sua produção literária que une a paixão pela música e esportes. O autor recebeu a equipe da emissora pública em sua casa em agosto de 2019 para contar divertidas situações que viveu durante essa longeva carreira em que escreveu várias obras.

Durante a conversa, João Máximo recorda aspectos inusitados sobre a cobertura de futebol. O cronista destaca fatos marcantes em sua trajetória como o relato sobre a seleção brasileira e as diversas Copas do Mundo que acompanhou.

Um dos assuntos em pauta é O "Maracanaço", derrota do time canarinho para o Uruguai na final do mundial de 1950, por 2 a 1, que calou a torcida brasileira. "Foi o roteiro perfeito de um filme que termina em tragédia", recorda João Máximo que acompanho o jogo como torcedor aos 15 anos. O "silêncio ensurdecedor", nas palavras de Nelson Rodrigues, se estendeu para fora do estádio.

Carreira com diversas obras publicadas

Fã de Tostão, João Máximo considera Pelé um craque supremo e Garrincha, um fenômeno. Ele finaliza a entrevista com uma certeza: o futebol ainda vive de paixões. "Eu digo que o lema 'ame-o ou deixe-o' deve ser aplicado ao futebol. O jogo mudou e se você não gosta, não vá mais ao estádio. Vai lá para sofrer? Eu continuo gostando, me dá prazer", conclui o jornalista.

O veterano da imprensa tem uma extensa produção literária sobre música e esportes. Na telinha da TV Brasil, o escritor reflete sobre curiosidades dessas publicações que redigiu sobre personalidades como Noel Rosa e Paulinho da Viola.

Dentista, pesquisador e crítico musical, João Máximo formou-se em jornalismo em 1960. Com mais de uma dezena de livros lançados, o cronista trabalhou nos principais veículos de comunicação do país e foi agraciado com diversos reconhecimentos, entre eles, destaque para dois Prêmios Esso.

Sobre o No Mundo da Bola

 

Tradicional debate esportivo da TV Brasil, o programa No Mundo da Bola está sendo exibido diariamente, de segunda a sexta, às 19h30, com 30 minutos de duração, e aos domingos, às 21h, com uma hora na telinha.

Depois do sucesso da série especial "Os Setentões" em que Sergio du Bocage recebeu dez personalidades do futebol, entre ex-jogadores, técnicos e cronistas, a TV Brasil apresenta esse novo quadro com outros astros que fizeram história dentro e fora dos gramados.

No Álbum da Bola teve gravações do apresentador com ex-jogadores como Claudio AdãoJorginhoZico Roberto Dinamite, além de outras nomes do esporte como o técnico Jair Pereira, o jornalista João Máximo e o árbitro aposentado e comentarista Arnaldo Cezar Coelho.

Essa série de entrevistas está disponível no site da atração esportiva na página da emissora pública em http://tvbrasil.ebc.com.br/nomundodabola. Esse conteúdo exclusivo também pode ser conferido no YouTube do canal em https://www.youtube.com/tvbrasil.

Serviço
No Mundo da Bola – segunda a sexta-feira, às 19h30, na TV Brasil
No Mundo da Bola – domingo, às 21h30, na TV Brasil
No Mundo da Bola – site da TV Brasil, em http://tvbrasil.ebc.com.br/nomundodabola
No Mundo da Bola – YouTube da TV Brasil, em https://www.youtube.com/tvbrasil

Gerência de Comunicação
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato:(21) 2117-6218 / (21) 2117-6653
imprensa@ebc.com.br

Criado em 29/05/2020 - 13:30 e atualizado em 29/05/2020 - 13:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí