Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Criminosos rasgam obra valiosa de Di Cavancanti no Planalto

Repórter Brasil Tarde

No AR em 09/01/2023 - 12:15

 

Ainda não se sabe o tamanho dos prejuízos com toda a destruição provocada pelos ataques terroristas em Brasília neste domingo (8). Além das vidraças, móveis, equipamentos depredados, obras de arte foram destruídas. Uma delas é o quadro As Mulatas, encontrado com sete rasgos no Palácio do Planalto. A obra é uma das mais importantes da produção do pintor carioca Di Cavalcanti, que tem o valor estimado em R$ 8 milhões.

Outra peça destruída no Planalto foi o relógio de Balthazar Martinot, do século 17. Foi presente da corte francesa para Dom João VI. Martinot era o relojoeiro de Luís XIV. Existem apenas dois relógios deste autor, o outro está exposto no Palácio de Versailles, na França, mas possui a metade do tamanho da peça que foi completamente destruída pelos invasores do Planalto.

O diretor de curadoria dos palácios presidenciais, Rogério Carvalho, disse que será possível realizar a recuperação da maioria das obras vandalizadas, mas estima como "muito difícil" a restauração do relógio de Balthazar Martinot.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/01/2023 - 16:35

Últimas

O que vem por aí