Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Polícia do Rio ouve, mas ibera homem com tatuagens nazistas

Repórter Brasil

No AR em 30/01/2023 - 19:00

Um inspetor da Polícia Civil, da 9ª DP do Rio de Janeiro teria intimidado a testemunha de um caso em que um homem foi levado à para a delegacia por possível apologia ao nazismo. Segundo o pesquisador Leonardo Guimarães, que registrou a denúncia, o homem tinha tatuados uma suástica, o sol negro, e a expressão nazista “white pride”, que significa orgulho branco. O homem tatuado chegou a ser levado para a delegacia, mas foi liberado em seguida, alegando que as tatuagens representavam símbolos milenares.

De acordo com o denunciante, desde o início, o agente responsável por registrar a denúncia teria sido agressivo com ele, e teria dito que qualquer pessoa poderia tatuar o que bem entendesse. Ao dizer que portar símbolos nazistas era um crime, e que o Supremo Tribunal Federal (STF) teria uma decisão sobre o assunto, o inspetor disse a Leonardo que “O STF não mandava naquela delegacia”.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) abriu uma representação na Corregedoria da Polícia para investigar a possível intimidação ao denunciante. O caso agora será registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.

A lei brasileira proíbe o uso de símbolos como a suástica, a pena por apologia ao nazismo é de dois a cinco anos de prisão.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/01/2023 - 21:00

Últimas

O que vem por aí