Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

FAB abre parcialmente espaço aéreo Yanomami para saída de garimpeiros

Repórter Brasil Tarde

No AR em 07/02/2023 - 12:15

 

Hoje (7) é o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, e em Roraima seguem os esforços para contornar a crise humanitária que vivem os indígenas Yanomami. Agora, a Força Aérea anunciou a reabertura parcial do espaço aéreo sobre o território para permitir a saída coordenada e espontânea de garimpeiros que atuam ilegalmente na região, a medida vai durar até segunda-feira, dia 13.

Desde 1º de fevereiro a Aeronáutica estava com o controle total do espaço sobre o território Yanomami, em uma tentativa de impedir a chegada suprimentos para os garimpeiros ilegais e forçar a saída do local. A medida acirrou os ânimos na região, e por isso, foram criados três corredores aéreos para dar vasão às saídas. Se houver descumprimento das regras, a FAB não descarta tiros de contenção contra as aeronaves transgressoras.

Segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino, os garimpeiros que deixarem a região de forma espontânea também serão investigados. Ontem (6), a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, voltou da visita ao Território Yanomami e falou sobre a falta de segurança na região. Segundo ela, não tem sido possível distinguir as áreas das comunidades indígenas e do garimpo, porque as vilas dos garimpeiros estariam até maiores que as próprias malocas.

A assistência humanitária também prossegue ao povo Yanomami.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/02/2023 - 15:40

Últimas

O que vem por aí