Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Síria e Turquia: risco de surtos de doenças pós-terremoto

Repórter Brasil Tarde

No AR em 16/02/2023 - 12:15

Uma jovem turca, de 17 anos, foi retirada hoje (16) com vida dos escombros do terremoto que devastou a Turquia e a Síria, há 10 dias. Mais de 40 mil pessoas morreram na tragédia. Agora especialistas alertam para o risco de um surto de doenças infecciosas, que podem se espalhar com facilidade pelas cidades atingidas, que estão repletas de lixo, sem água e sem infraestrutura sanitária.

Síria

Na Síria, milhares de desabrigados enfrentam um frio intenso e a falta de medicamentos essenciais. Um abrigo em Alepo está lotado. Nele, sobreviventes têm acesso a alimentos roupas e cobertores itens essenciais para quem perdeu tudo no desastre.

A Síria enfrenta uma guerra civil há 13 anos e sanções impostas pelos Estados Unidos e outros países ocidentais dificultam a chegada de suprimentos. As sanções levaram a uma escassez de medicamentos para algumas doenças crônicas e para tratamentos de câncer. Antes do terremoto a Síria já era o país do mundo com o maior número de deslocados – pessoas obrigadas a saírem de suas casas – agora, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 11 milhões de pessoas tenham sido afetadas pela catástrofe.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/02/2023 - 16:30

Últimas

O que vem por aí