Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Eleição para conselhos tutelares é adiada em 18 municípios

Repórter Brasil

No AR em 02/10/2023 - 19:00

Dados do Ministério dos Direitos Humanos indicam um aumento, até agora, de cerca de 25% da participação popular nas eleições dos conselhos tutelares municipais, que ocorreram no domingo (1º), em todo o país. Mais de 1,5 milhão de brasileiros participaram do processo eleitoral para a escolha de 30 mil conselheiros. 

Apesar da tranquilidade na votação, dezoito municípios tiveram as eleições adiadas. Em três municípios, por exemplo, foram relatadas eleições indiretas, o que não é permitido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); 

No Distrito Federal, houve atraso na contagem dos votos, o que acabou atrasando também a divulgação do resultado das eleições. Em nota, o Tribunal Regional Eleitoral do DF confirmou uma falha no sistema de localização, impedindo a leitura das mídias. Mas o TRE destacou que o problema foi resolvido e o resultado final de todos os conselhos do DF foi concluído na madrugada de hoje (2). 

Em Minas Gerais, a Defensoria Pública pediu para que a prefeitura de Belo Horizonte anule o resultado da eleição que escolheu ontem os novos conselheiros tutelares da capital. Segundo a Defensoria, ocorreram problemas técnicos no sistema de votação usado pela prefeitura, o que teria prejudicado o bom andamento da eleição. 

Em nota, a prefeitura de BH confirmou que foi notificada pela Defensoria Pública durante o processo de apuração e contagem dos votos, mas que não pretende anular a eleição na capital. A prefeitura, o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, e a comissão organizadora da eleição irão se manifestar dentro do prazo solicitado.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/10/2023 - 19:40

Últimas

O que vem por aí