Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MP e Defensoria pedem R$ 100 milhões por operações violentas da PRF

Repórter Brasil

No AR em 27/10/2023 - 19:00

O Ministério Público e as Defensorias Públicas do Rio de Janeiro e da União entraram com uma ação pedindo R$ 100 milhões à União por danos morais coletivos. O processo aponta que houve violação de direitos humanos, em diversas operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), fora das rodovias, que contribuíram para o aumento da violência e de mortes, sobretudo de pessoas pretas, pobres e que vivem nas favelas.

Segundo os órgãos de justiça, a atuação da PRF foras das estradas federais, em conjunto com outras forças policiais, extrapola as atribuições da corporação e contribuem para a violência e para a letalidade das ações. A PRF teria participado de 12 ações com alto número de mortes entre 2019 e 2022. Foram registradas, em todo o país, 126 mortes em confronto com a participação da PRF nesse período. De acordo com o documento entregue, a abordagem da PRF nas favelas evidencia o racismo estrutural no Brasil, por meio da falta de cuidado e do desrespeito com a vida nas operações onde a maioria da população é negra.

Além do valor, os órgãos de justiça pedem medidas de prevenção, como a implantação de câmeras corporais, capacitação dos agentes sobre direitos humanos e segurança cidadã.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 27/10/2023 - 21:05

Últimas

O que vem por aí