Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Chilenos rejeitam mudança na Constituição

Repórter Brasil Tarde

No AR em 18/12/2023 - 12:00

Os chilenos foram às urnas, neste domingo (17), e rejeitaram a nova constituição proposta pela direita.

Foram 55% dos votos contra e 44% a favor do texto, que pretendia substituir a constituição de 1991, outorgada durante a ditadura militar de augusto pinochet.

O texto, considerado mais conservador do que a constituição em vigor, abordava temas como a oposição ao aborto, à defesa da previdência e do sistema de saúde privados.

Além disso, apresentava, também, menos detalhes sobre questões de igualdade de gênero e direitos das comunidades indígenas.

E um discurso na TV, o presidente chileno, Gabriel Boric, disse que o processo não canalizou as esperanças de ter uma nova constituição escrita por todos e disse que o resultado mostra um país polarizado e dividido.

Boric reiterou que seu governo não fará uma terceira tentativa de mudança no texto constitucional e que vai avançar com as reformas previdenciária e tributária através da legislatura.

Esta foi a segunda tentativa, em pouco mais de um ano, de aprovar uma nova versão do documento.

Na primeira, o texto, redigido por uma convenção de maioria de esquerda, garantia proteções ambientais extensas e uma ampla gama de direitos, mas também foi rejeitado pelos eleitores.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/12/2023 - 14:35

Últimas

O que vem por aí