Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Justiça determina que hospital de SP volte a fazer abortos legais 

Repórter Brasil

No AR em 18/01/2024 - 19:00

Em São Paulo, a Justiça determinou a reativação do serviço de aborto legal no Hospital de Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte da capital. A unidade era considerada de referência para o procedimento mas, segundo a prefeitura, foi necessário suspender o serviço em uma reorganização da rede municipal. 

Essa decisão é em resposta a uma ação popular movida por parlamentares do Psol. E no despacho, a Justiça dá um prazo de dez dias para que a prefeitura realize os procedimentos de aborto legal que estavam agendados para aquele hospital e que foram cancelados por conta da suspensão do serviço no último mês. 

A Justiça determina ainda que a prefeitura faça uma busca ativa dessas mulheres para fazer o reagendamento, porque, argumenta, além de estarem sensibilizadas com o que está acontecendo, elas têm que buscar atendimento em outras unidades da cidade ou em outros estados. Se não houver cumprimento da decisão, a multa será de R$ 50 mil por dia. 

O aborto legal pode ser feito quando a gestação oferece risco para a vida da mulher, quando a gestação é fruto de um estupro ou quando o feto é anencéfalo. E, de acordo com a lei, pode ser feito a qualquer tempo.

Entenda

Para entender melhor o impacto dessa suspensão na vida de muitas mulheres, o Repórter Brasil conversou com a Rebeca Mendes, advogada e diretora executiva da ONG Projeto Vidas, que conscientiza e auxilia quem precisam fazer o aborto legal. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/01/2024 - 20:55

Últimas

O que vem por aí