Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Disputa de terra: comitiva vai região em que indígena foi assassinada

Repórter Brasil

No AR em 22/01/2024 - 19:00

Uma comitiva do ministério dos povos indígenas está no sul da Bahia, na região onde uma indígena morreu baleada depois de um ataque de um grupo de fazendeiros. A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, partiu de Brasília junto com a comitiva do ministério para acompanhar de perto a apuração sobre o que aconteceu no território da comunidade Pataxó Hã-Hã-Hãe. 

Essa região, que fica a cerca de 140 quilômetros de Ilhéus, na Bahia, recebeu a demarcação de território de uso exclusivo dos indígenas mas, mesmo assim, é reivindicada pelo grupo de fazendeiros autointitulado Invasão Zero. Segundo testemunhas, na madrugada de domingo (21), os fazendeiros cercaram a área e começaram a atirar. 

Além da morte de Nega Pataxó, o irmão dela e cacique da comunidade, Nailton Pataxó, foi baleado e submetido a uma cirurgia. Outros indígenas também ficaram feridos, incluindo uma mulher que foi espancada e teve o braço quebrado. Dois fazendeiros já foram detidos, além de um indígena, que portava arma artesanal. 
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/01/2024 - 21:10

Últimas

O que vem por aí