Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reflexões 2014

Alberto Dines e convidados analisam os fatos mais relevantes do ano de

Observatório da Imprensa

No AR em 16/12/2014 - 22:00

Alberto Dines e convidadosNo último programa do ano, com o tema Reflexões 2014, o Observatório da Imprensa apresenta um debate entre o jornalista Alberto Dines, o poeta e escritor Affonso Romano de Sant'Anna, o cientista político Renato Lessa e o economista e ambientalista Sergio Besserman. Juntos, eles analisaram os fatos mais relevantes que repercutiram na mídia

Em ano de eleições e Copa do Mundo, o cinquentenário do Golpe Militar e as investigações da Comissão Nacional da Verdade, os lançamentos de biografias como as de Getúlio Vargas e Luis Carlos Prestes jogaram luz sobre a história do país. Outros assuntos nacionais foram as denúncias de corrupção e a preocupação com a seca, fruto de mudanças climáticas.

Entre temas internacionais, destacaram-se o presidente Obama, criticado e revigorado, e os conflitos com o Estado Islâmico, a Rússia e a Ucrânia. A ascenção na direita na Europa, com o crescimento da xenofobia, e a ameaça da epidemia de Ebola também foram tratados no programa.

A velocidade da notícia e os novos suportes tecnológicos foram postos em questão. Este ano, a mídia esteve em foco com o papel das redes sociais no comportamento dos internautas. A fragmentação da internet, o futuro da mídias e dos livros de papel também não passaram despercebidos pelos nossos pensadores. Na próxima terça-feira, dia 16, às 20h, na TV Brasil.

 

Para refletir sobre o ano de 2014, o jornalista Alberto Dines recebe no estúdio Affonso Romano de Sant’Anna, poeta, ensaísta, jornalista, professor; Sergio Besserman Viana, economista, ambientalista; e Renato Lessa, cientista político, presidente da Biblioteca Nacional.

 

Editorial

A aproximação do fim do ano nos remete obrigatoriamente à questão da passagem do tempo: poderíamos fazê-lo todos os dias se, como nossos pais e avós, tivéssemos o salutar hábito da manter diários para rever e reviver o dia. A velocidade que impusemos às nossas existências nos veda este tipo de prazer.

Até recentemente os meios de comunicação mantinham esta tradição e as edições retrospectivas de dezembro cumpriam um importante papel – algumas convertiam-se em peças históricas.

A imprensa dá sentido aos fatos, junta fragmentos, costura o ontem com o hoje e nos prepara de alguma forma para o amanhã. Com isto em mente, criamos em 2008 uma edição especial de fim de ano que serve de referência sobre o que passou e advertência para o que pode acontecer.

Hoje, pelo sétimo ano consecutivo, o Observatório repete a experiência com a decisiva ajuda dos mesmos observadores que nos privilegiam com as suas percepções: Affonso Romano de Sant’Anna, poeta, ensaísta, jornalista, professor; Sergio Besserman Viana, economista, ambientalista; e Renato Lessa, cientista político, presidente da Biblioteca Nacional.

Para começar, uma pitada de humor: qual a interjeição que vocês usariam para acompanhar o período 2014-2015? Ufa!!! Ou oba!!! 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/12/2014 - 12:25 e atualizado em 22/12/2014 - 16:32

Últimas

O que vem por aí