Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

90 anos de rádio no Brasil

 

90 anos no ar

Alberto Dines # editorial do Observatório da Imprensa na TV nº 663, exibido em 30/10/2012

No exato momento em que o sistema midiático global está sendo submetido a um tremendo sacolejo, é extremamente alentador comemorar os 90 anos do rádio brasileiro.

À nossa volta acumulam-se as vítimas, sobretudo no segmento impresso. O fim do Jornal da Tarde, em São Paulo, e do semanário americano Newsweek não devem esconder a existência longeva de inúmeros jornais brasileiros com 187, 185 ou 137 anos, como o Estadão.

Muitas rádios também desapareceram, como a Rádio Mayrink Veiga e a Rádio Clube do Brasil. Mas o meio rádio está aí, novinho em folha e, de certa forma, revigorado pelos desafios oferecidos na era digital.

Foi o primeiro veículo de comunicação de massa e, ao contrário do que se previa, não acabou com o jornal, nem foi morto pelo cinema ou a TV. E nestes 90 anos da era do rádio, e a despeito das previsões apocalípticas, é imperioso lembrar a inextinguível vocação comunicadora da humanidade.

 

 

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/01/2013 - 14:20 e atualizado em 23/01/2013 - 14:20

Últimas

O que vem por aí